Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Encerrados 34 templos de adoração

(DR)

Trinta e quatro templos de adoração e cinco locais de culto foram encerrados, no quadro da operação resgate, levada a cabo pelo Ministério do Interior e a Polícia Nacional, informou nesta terça-feira, em Luanda, o porta-voz da corporação, Orlando Paulo Bernardo.´

Dezanove locais foram encerrados na província de Cabinda, 11 em Luanda e quatro em Malanje, por funcionarem sem documentação e em locais inapropriados.

A Operação Resgate tem como finalidade garantir a ordem e a tomada de medidas no que toca a segurança pública. Envolve efectivos de diversas especialidades da Polícia Nacional, Ministério do Interior (MININT) e organismos das autoridades locais.

Ao fazer o balanço dos primeiros sete dias da operação, realizada a nível nacional, Orlando Bernardo falou do encerramento de três locais de tratamento dentário por más condições de funcionamento e aplicação de multas a seis por falta de situação tributária regularizada, na província de Luanda.

Procedeu-se a detenção de três cidadãos por destruição de condutas de água, a desactivação de cinco focos de garimpo de água, demolição de um tanque de abastecimento de água imprópria para o consumo humano, a apreensão de sete viaturas, de 300 cachões, de 10 electrobombas e de 12 motobombas.

Os primeiros sete dias foram caracterizados por uma vertente pedagógica, esclarecedora e de sensibilização às populações, com o encerramento voluntário de estabelecimentos comerciais e cantinas, abandono voluntário dos locais habituais de venda ambulante e exposição de produtos na via pública.

Registou-se maior participação dos cidadãos nas denúncias relacionadas com os casos de extorsão, corrupção, emigração ilegal e comércio ilegal, assim como a diminuição de crimes violentos e maior fluidez na circulação de viaturas e pessoas nas ruas e passeios das cidades.

Os órgãos integrantes dos Postos de Comando, mediante coordenação central e local, desenvolveram com normalidade as missões no âmbito do comércio, da saúde, do ambiente, da cultura, da energia e águas, entre outros. (Angop)

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »