- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Economia Reabilitação do Porto e do CFB facilita aumento do transporte de minério

Reabilitação do Porto e do CFB facilita aumento do transporte de minério

Mais de 15 mil toneladas de manganês e cerca de duas mil e 500 toneladas de cobre processado em lingote passaram pelo Porto do Lobito, desde Março do corrente ano, no âmbito da sua reabilitação e do Caminho de Ferro de Benguela, informou hoje, segunda-feira, fonte da unidade portuária.

Segundo o Presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito, António Felizardo, que falava à Angop, a estabilização do país permitiu a retoma desta actividade, interrompida há mais de 34 anos.

Questionado sobre os investimentos relacionados com os recursos humanos, o PCA informou que no ano passado chegaram cinco engenheiros provenientes da República Popular da China, embora tenha lamentado que a actual conjuntura financeira do país não facilitada o processo.

Adiantou, no entanto, que internamente, o Porto tem um acordo de cooperação com a Universidade Katyavala Buila, para a formação de quadros no domínio dos transportes e direito portuário.

Relativamente aos preparativos para participação na Feira dos Municípios e Cidades de Angola, a ser realizada em Benguela, de 21 a 24 deste mês, António Felizardo disse que o Porto do Lobito levará informação gráfica e visual, sobre o terminal de cabotagem, terminal de carga geral, terminal de contentores, terminal minério e do Porto seco.

A estratégia da empresa, segundo o PCA, é informar aos visitantes sobre a importância daquela infra-estrutura, como plataforma logística para Angola e para os países vizinhos sem costa marítima.

Para António Felizardo, esta será mais uma oportunidade para dialogar com as pessoas que têm pouca ou nenhuma informação sobre o Porto, no sentido de divulgar a influência desta unidade económica no que toca a importação e exportação de mercadorias, no âmbito do corredor do Lobito.

A instituição tem recebido convites para participação em vários eventos do género, a nível nacional e internacional, como é o caso da Associação dos Portos de Angola (Apang) e da Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa (Aplop).

O Porto do Lobito está situado na costa ocidental de África e ascendeu à categoria de Porto Comercial a 24 de Março de 1928. (Angop)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.