- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Angola Política Halo Trust conclui 15 projectos de desminagem financiados pelo Japão

Halo Trust conclui 15 projectos de desminagem financiados pelo Japão

Quinze projectos de clarificação de igual número de áreas minadas, financiados pelo governo do Japão, foram concluídos este ano, na província do Huambo, pela organização não-governamental The Halo Trust.

Ao confirmar o facto, sábado, à imprensa, o gestor de programas da The Halo Trust, Gerhard Zank, informou que as actividades de desminagem começaram em Março do ano passado.

Deu a conhecer que os 15 projectos foram desenvolvidos nos municípios do Huambo, Caála, Mungo e Chinjenje, abrangendo uma superfície de 248.732 metros quadrados de área, entre campos de cultivo, zonas de implementação de projectos sociais, estradas e florestas.

Gerhard Zank informou terem sido retirados, nestes 15 projectos, 459 minas anti-pessoais, 10 anti-tanques e 65 engenhos explosivos diversos não detonados, que representavam sério perigo para a população.

Explicou, entretanto, que os projectos foram desenvolvidos no âmbito da operação conjunta em África entre o governo japonês e do Reino Unido, para responder aos desafios da comunidade internacional para promover a paz e estabilidade na escala global.

Disse que o custo total é de 550 mil dólares norte americanos, envolvendo 50 operadores, entre sapadores, chefes de esquadras e de pelotão, distribuídos em quatro equipas.

O gestor de programas da The Halo Trust afirmou que a área desminada vai beneficiar 2.110 cidadãos, sobretudo camponeses e criadores de gabo, além de poder vir a ser usada pelo Governo para implementação de projectos sociais diversos.

Presente na província do Huambo desde 1995, a The Halo Trust já clarificou 297 campos, dos 461 que estavam sobre a sua responsabilidade, sendo que 163 foram canceladas por não existir mais perigo de minas e um, no bairro Santo António, arredores desta cidade, por clarificar. (Angop)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.