Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Presidente do Sri Lanka dissolve Parlamento e convoca eleições

O Presidente do Sri Lanka, Maithripala Sirisena, dissolveu hoje o Parlamento e convocou novas eleições no país, reforçando a profunda crise política que se arrasta desde 26 de outubro.

Um decreto oficial assinado por Sirisena anunciou a dissolução do Parlamento a partir de hoje. A eleição ficou agendada para 05 de janeiro e o novo Parlamento deve tomar posse a 17 do mesmo mês.

A 26 de outubro, Sirisena demitiu o primeiro-ministro, Ranil Wickremesinghe, que tem insistido que esta decisão é inconstitucional.

Maithripala Sirisena explicou que a decisão de destituir o primeiro-ministro foi desencadeada pela “conduta imprópria” de Ranil Wickremasinghe e por “conflitos políticos” entre ambos.

“A conduta política do honorável Ranil Wickremesinghe era imprópria da política civilizada”, disse Maithripala Sirisena, durante um longo discurso transmitido pela televisão.

A destituição inesperada de Ranil Wickremasinghe mergulhou o Sri Lanka numa crise institucional e originou episódios de violência.

A crise suscitou várias reações internacionais, como foi o caso da Índia, Estados Unidos, Reino Unido ou de vários países da União Europeia, que afirmaram estar a acompanhar atentamente o desenvolvimento dos acontecimentos. (Notícias ao Minuto)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »