Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

PR condecora campeões do mundo

Os atletas da selecção nacional de futebol para amputados foram neste sábado condecorados pelo Presidente da República, João Lourenço, com a medalha de Bravura e do Mérito Cívico e Social 1ª classe.

No acto de outorga foi também condecorado Demarte Pena, lutador angolano de artes marciais mistas (MMA) com a medalha de Bravura e do Mérito Cívico e Social 1ª classe.

O antigo capitão da selecção nacional de futebol Fabrice Maieco “Akwá” foi agraciado com a medalha de Bravura e do Mérito Cívico e Social 2ª classe.

A lista integra personalidades civis e militares condecoradas, algumas das quais a título póstumo, com a ordem da independência (1º Grau); Ordem do Mérito Civil (1º, 2º e 3º graus); Medalha 11 de Novembro (1º Grau); Medalha de Bravura e do Mérito Cívico e Social (1ª e 2ª classes).

A selecção nacional de futebol para amputados conquistou domingo último o título inédito de campeã do mundo, em prova decorrida na cidade de San Juan de Los Lagos (México), depois de na edição passada, em 2014, ter sido vice-campeã.

Integraram o combinado nacional Jesus Mateus, Celestino Elias, Francisco Amaro, Heno Guilherme, Hilário Kufula, Jesus Morais, João Chiquete, José Jamba, Laurindo Lucamba, Neves Undungo, Sabino António e Sebastião Cacumba.

Demarte Pena, lutador de artes marciais mistas (MMA), tem conquistado sucessivos troféus dentro e fora da África do Sul, onde reside. É filho de Arlindo Pena “Ben Ben”, antigo vice-chefe do Estado Maior das Forças Armadas Angolanas (FAA).

O atleta, campeão do mundo dos pesos galo (61 kg), sonha disputar provas no seu país natal, Angola.

Por sua vez, o ex-futebolista Akwá começou a carreira no Nacional de Benguela até ser transferido para o Sport Lisboa e Benfica em 1994. Em Portugal jogou ainda pelo Alverca, Académica de Coimbra.

Militou igualmente no Al Shabab de Riyadh, da Arábia Saudita, e pelo Al Wakrah e Al Wakrah Sport Club, ambos do Qatar.

Por fim, em 2007/08, jogou pelo Petro de Luanda. É o melhor marcador ao serviço da selecção, sendo o futebolista que marcou o golo decisivo do apuramento inédito de Angola ao Mundial de 2006, na Alemanha. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »