Os atletas da selecção nacional de futebol para amputados foram neste sábado condecorados pelo Presidente da República, João Lourenço, com a medalha de Bravura e do Mérito Cívico e Social 1ª classe.
No acto de outorga foi também condecorado Demarte Pena, lutador angolano de artes marciais mistas (MMA) com a medalha de Bravura e do Mérito Cívico e Social 1ª classe.
O antigo capitão da selecção nacional de futebol Fabrice Maieco “Akwá” foi agraciado com a medalha de Bravura e do Mérito Cívico e Social 2ª classe.
A lista integra personalidades civis e militares condecoradas, algumas das quais a título póstumo, com a ordem da independência (1º Grau); Ordem do Mérito Civil (1º, 2º e 3º graus); Medalha 11 de Novembro (1º Grau); Medalha de Bravura e do Mérito Cívico e Social (1ª e 2ª classes).
A selecção nacional de futebol para amputados conquistou domingo último o título inédito de campeã do mundo, em prova decorrida na cidade de San Juan de Los Lagos (México), depois de na edição passada, em 2014, ter sido vice-campeã.
Integraram o combinado nacional Jesus Mateus, Celestino Elias, Francisco Amaro, Heno Guilherme, Hilário Kufula, Jesus Morais, João Chiquete, José Jamba, Laurindo Lucamba, Neves Undungo, Sabino António e Sebastião Cacumba.
Demarte Pena, lutador de artes marciais mistas (MMA), tem conquistado sucessivos troféus dentro e fora da África do Sul, onde reside. É filho de Arlindo Pena “Ben Ben”, antigo vice-chefe do Estado Maior das Forças Armadas Angolanas (FAA).
O atleta, campeão do mundo dos pesos galo (61 kg), sonha disputar provas no seu país natal, Angola.
Por sua vez, o ex-futebolista Akwá começou a carreira no Nacional de Benguela até ser transferido para o Sport Lisboa e Benfica em 1994. Em Portugal jogou ainda pelo Alverca, Académica de Coimbra.
Militou igualmente no Al Shabab de Riyadh, da Arábia Saudita, e pelo Al Wakrah e Al Wakrah Sport Club, ambos do Qatar.
Por fim, em 2007/08, jogou pelo Petro de Luanda. É o melhor marcador ao serviço da selecção, sendo o futebolista que marcou o golo decisivo do apuramento inédito de Angola ao Mundial de 2006, na Alemanha. (Angop)