Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Polónia está disposta a ajudar Angola no processo de diversificação da economia

As relações diplomáticas entre Angola e a Polónia atingiram níveis de “maturidade” que lhes permite actuar como parceiros estratégicos nos domínios socioeconómico, disse hoje (9), em Luanda, o embaixador polaco no país, Piotr Mysliwiec.

Em declarações à Angop, a propósito das comemorações dos 100 anos da independência recuperada da Polónia, a assinalar-se a 11 deste mês, o diplomata referiu que, das representações diplomáticas do seu país na África Subsariana, Angola é o único país que mantém uma relação ininterrupta desde 1976.

Piotr Mysliwiec afirmou que os dois países têm cooperação privilegiada nos domínios económicos, científico e cultural, resultante da base sólida criada por ambos os Governos.

“Vemos Angola como parceiro em todos os domínios de interesses comuns, assentes em valores como direitos humanos, manutenção da paz na região e a nível mundial”, assegurou.

Quanto aos investimentos da Polónia em Angola, o diplomata disse que, neste momento, o de maior impacto é a construção da Academia de Pesca e Mar, no Namibe, cujo arranque da terceira fase acontece em 2019 com acabamento e apetrechamento das estruturas de apoio – clínica, biblioteca, entre outros serviços.

Afirmou que a Polónia está disposta a ajudar Angola no processo de diversificação da sua economia não só na transferência de tecnologias, mas também do conhecimento (educação).

As relações diplomáticas entre os dois países datam desde a proclamação da independência de Angola (a 11 de Novembro de 1975), facto que demonstra a sua importância.

Foi no dia 11 de Novembro de 1918 que a Polónia reapareceu no mapa da Europa, ao mesmo tempo que outros países da região da Europa Central, depois de ter ficado dividida entre três grandes vizinhos e ter desaparecido dos mapas por 123 anos.

Para celebrar a data, a Embaixada da Polónia em Angola está a realizar actividades de carácter cultural (exibição de filmes polacos, palestras, exposição), que se estenderão até Dezembro. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »