Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Governo retoma projecto de assentamento dos vatuas

Oito anos depois da sua paralisação, o projecto de assentamento e inclusão social e produtiva da etnia vatuas no município do Curoca vai retomar em 2019, disse quarta-feira, em Oncocua, o director da Agricultura no Cunene, Pedro Tibério.

O responsável, que falava no decurso da visita do vice-presidente da República, Bornito de Sousao, ao município do Curoca, disse que é para o próximo ano a retoma do projecto, obedecendo alguns ajuste quanto à sua implementação, pois já não será no local anterior , de mil e 600 hectares.

O projecto no seu primeiro ano de execução não atingiu as metas desejadas na produção de feijão e milho , devido à problemática da seca e a dificuldade de adaptação dos dois mil e 356 membros da comunidade do povo vatuas integrado no programa, disse.

Pedro Tibério fez saber que os mil e 600 hectares existente, localizados na chana de avestruz, no município do Curoca, irá servir de um espaço para produção de ração bovina.

No quadro da visita ao município do Curoca, o vice-presidente da República, Bornito de Sousa, visitou o lar dos estudantes de Oncócua, ponto de água do catavento, tanque de banheiro bovino e duas cacimbas.

O vice-presidente concedeu também audiência às autoridades tradicionais, entidades eclesiásticas e representante da comunidade vatuas.

O povo da etnia vatuas faz parte dos grupos minoritário no município do Curoca, de origem Herero e são tidos como vulneráveis.

O município do Curoca, com uma população estimada em 41 mil e 871 habitantes distribuídos em duas comunas, dista a 333 quilómetros a Oeste de Ondjiva, capital da província do Cunene. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »