A mulher acusada de encomendar a morte do marido, assassinado à porta de casa em Chaves, e o executante do homicídio foram condenados esta quinta-feira, pelo Tribunal de Vila Real, a 25 anos de prisão.
O coletivo de juízes afirmou que o “crime abjecto”, cujo móbil foi apenas dinheiro, exigia uma “severa punição”.
Durante o julgamento, a viúva Cátia Outeiro, 41 anos, garantiu que era inocente. Já o coarguido, Ricardo Rodrigues, 26 anos, confirmou que a viúva lhe encomendou a morte do marido, mas afirmou que a autora do disparo de caçadeira foi a mulher que lhe deu boleia até ao local do crime e que, mais tarde, denunciou o homicídio às autoridades. A acusação feita pelo arguido a esta testemunha não foi considerada credível pelo coletivo de juízes.
Ricardo Rodrigues também disse, em tribunal, que a viúva prometeu pagar 40 mil euros pelo homicídio do próprio marido. A mulher esperava receber o dinheiro de vários seguros de vida e do empréstimo do apartamento do casal.
José Carlos Outeiro foi assassinado à porta de casa, em Chaves, em janeiro de 2017, com um tiro de caçadeira. Os dois arguidos foram detidos quatro meses depois. (Jornal de Notícias)