Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Manuel Augusto em Lisboa para “limar as arestas” da visita do PR nos dias 22 e 24 de Novembro

O ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, encontra-se desde ontem em Lisboa, onde efectua uma visita de trabalho de 24 horas, a convite do homólogo português, Augusto Santos Silva.

De acordo com uma nota do Ministério das Relações Exteriores, a viagem a Portugal do chefe da diplomacia angolana acontece na véspera da visita de Estado do Presidente da República, João Lourenço, agendada para os dias 22, 23 e 24 deste mês.

Em Setembro, o primeiro-ministro português, António Costa, efectuou uma visita oficial de dois dias a Angola, durante a qual desenvolveu uma intensa agenda de actividades, com destaque para um encontro, em privado, com o Chefe de Estado angolano, João Lourenço.

Ao intervir no início das conversações oficiais entre delegações dos dois países, o estadista angolano encorajou as autoridades portuguesas a sensibilizarem os investidores daquele país europeu no sentido de aceitarem o desafio de continuarem a investir no território angolano. João Lourenço referiu que ambos governos têm a responsabilidade de traçar políticas que garantam uma cooperação sólida em vários domínios.

Por sua vez, António Costa afirmou que as portas do mercado português continuam abertas para os investidores angolanos, ao mesmo tempo que existe o desejo do aprofundamento dessa relação reciprocamente vantajosa. Para o primeiro-ministro português, é uma parceria em que cada um contribui para a riqueza do outro e ambos beneficiam.

Actividades do PR em Portugal

A Assembleia da República realiza, a 22 de Novembro, uma sessão de boas vindas ao Presidente de Angola, em que João Lourenço fará um discurso aos deputados portugueses.

Antes, o chefe de Estado angolano estará no Mosteiro dos Jerónimos, «onde irá colocar uma coroa de flores», disse fonte da Presidência angolana.

O resto do programa será divulgado dias antes da visita.

O convite para João Lourenço para fazer um discurso no parlamento português, durante a sua visita a Portugal, foi concertado pelo presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, com o Governo, e com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

A 17 de setembro, durante a visita oficial do primeiro-ministro português a Luanda, António Costa afirmou que as visitas de alto nível político entre os governos de Portugal e Angola «têm de ser menos espaçadas no tempo, para evitar a acumulação de muitas matérias bilaterais por tratar».

Angola e Portugal mantêm uma cooperação sólida e forte em vários domínios, quer a nível bilateral, quer no âmbito da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), com destaque para os sectores político, económico, ambiental, construção, educação, energia e cultura.

Aquando da visita a Angola do primeiro-ministro português, os dois países assinaram, em Luanda, uma convenção para acabar com a dupla tributação em impostos sobre o rendimento e prevenir a fraude e a evasão fiscal entre os dois países.

Angola e Portugal rubricaram também acordos sobre transporte aéreo, visando aumentar o número de ligações entre os dois países, assim como um protocolo de cooperação entre a Unidade de Gestão da Dívida Pública e a sua congénere portuguesa, a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP). (Portal de Angola/Jornal de Angola)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »