Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Juventude da UNITA reunida em congresso

O IV Congresso Ordinário da JURA, cujo ponto mais alto é a eleição de um novo secretário-geral, começa hoje no complexo da UNITA em Viana, arredores de Luanda, sob o lema “Nova etapa, nova dinâmica, para a vitória”.

Ao “cadeirão” máximo da organização juvenil da UNITA concorrem oito candidatos. O sorteio para a disposição dos candidatos no boletim de voto ditou que Elsa Pataco, a única mulher entre os aspirantes ao cargo, seja a número 1 no boletim de voto, seguindo-se nas posições seguintes Rafael Mukanda, António das Dores, Manuel da Costa “Nelito” Ekuikui, Agostinho Kamuango, o secretário-geral cessante, Alicerces Bartolomeu “Aly Mango”, Samuel “Kafu” Sabino e Oseias Chilemba.

A campanha eleitoral, iniciada no dia 13 de Outubro, encerrou na terça-feira. Um dia antes, a Rádio Comercial “Despertar” realizou o segundo e último debate com os candidatos ou seus representantes. Alguns analistas consideram que o debate público, que ocorreu no mesmo local em que terá lugar o congresso e a que participaram sobretudo membros da JURA, terá sido o derradeiro teste para os concorrentes.

A julgar pelo número de candidatos e pelo perfil da maior parte deles, prevê-se uma disputa renhida na luta pelo cargo. Aly Mango, Agostinho Kamuango e Oseias Chilemba concorrem pela segunda vez consecutiva. Mas, desta vez, a concorrência aumentou, com destaque para figuras de proa da JURA como “Nelito” Ekuikui, deputado mais jovem da Assembleia Nacional, Elsa Pataco e Kafú Sabino.

A decisão está do lado dos mais de 300 delegados provenientes de todas as províncias do país e alguns do exterior, que deverão decidir se renovam o seu voto de confiança a Aly Mango, ou se elegem uma nova figura para dirigir os destinos da JURA.

O coordenador da comissão organizadora do congresso, Gaio Kakoma, adiantou, ao Jornal de Angola, que todas as condições estão criadas para o início do conclave, por volta das 9h30 de hoje. Gaio Kakoma disse que os congressistas começaram a chegar ontem a capital do país para participarem naquilo que considerou ser “um grande exercício democrático”. (Jornal de Angola)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »