Smiley face

Governo japonês conclui projecto de desminagem

0 27

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

O projecto de desminagem na província do Huambo, executado pela ONG “Halo Trust”, encerrou ontem, na Ombala Calicoque, nesta cidade, numa cerimónia a ser testemunhada pela governadora local, Joana Lina, e pelo embaixador do Japão em Angola, Hironori Sawada.

O projecto financiado pelo Governo do Japão, no valor de 550 mil dólares, através do Programa de Assistência a Projectos Comunitários de Segurança Humana da Embaixada do Japão em Angola, também contou com a participação do Governo britânico e respondeu aos desafios da comunidade internacional, para promover a paz e a estabilidade global.

No quadro do projecto, a ONG britânica “Halo Trust” procedeu à desminagem de 225,869 metros quadrados de terreno em áreas que circundam 15 localidades do Huambo, tendo permitindo a remoção de vários engenhos explosivos, a facilitação da livre circulação de pessoas e bens, incluindo a prática da agricultura e a construção de residências.

Com o financiamento, foi alcançado o objectivo principal do projecto, que permitiu transformar terras minadas em áreas seguras e beneficiar 2.768 moradores. Espera-se que esta actividade venha a contribuir significativamente para o plano de acção contra minas em Angola.

De acordo com a nota de imprensa da Embaixada japonesa, a cerimónia de encerramento também vai contar com a presença do cônsul da Embaixada britânica, Primrose Lowett, e várias personalidades que estiveram ligadas ao processo de desminagem no planalto central.

Através do Programa de Assistência a Projectos Co-munitários e de Segurança Humana (APC), o Governo japonês implementou em Angola, desde 1990, 64 projectos em diferentes sectores como a desminagem, Agricultura, Saúde e Educação, com o valor total de 10,24 milhões de dólares. (Jornal de Angola)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »