Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Cândida Teixeira passa a professora catedrática

Maria Cândida Pereira Teixeira, a primeira mulher angolana a licenciar- se em Física, bem como a fazer o mestrado em Física Nuclear Aplicada e o doutoramento em Física Atómica e Nuclear Aplicada, passou ontem de professora associada ao grau de catedrática.

A professora, que é também a primeira mulher a exercer o cargo de ministra da Educação, fez a prova pública de ingresso ao nível mais elevado na categoria de docente da Universidade Agostinho Neto sob a presidência do professor doutor Pedro Magalhães.

A forma como abordou o tema “Determinação de Radionuclídeos em Amostras de Solos e Fertilizante Fosfatado usando a Técnica Nuclear de Espectrometria Gama”, convenceu o corpo de jurados, presidido pelo reitor em exercício da Universidade Agostinho Neto, tendo-a aprovado com distinção. Deste modo, Cândida Teixeira passa a figurar num grupo restrito de docentes da primeira universidade pública do país a ostentar esse título académico. Apesar das funções governativas que exerce, segundo apurou OPAÍS, esteve sempre ligada à academia.

Neste momento, exerce as funções de coordenadora Provincial de Física de Luanda, auxiliar de Investigação da Faculdade Ciências, monitora e docente no Departamento de Física da Faculdade de Ciências. Exerce ainda o cargo de chefe de Departamento de Física da Faculdade de Ciências, vice-decana para a área científica da Faculdade de Ciências, de coordenadora do Núcleo Multissectorial de Ciência e Tecnologia Nuclear no Ministério da Ciência e Tecnologia.

Sob sua liderança estão ainda a Coordenação Nacional de Projectos com a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), bem como o Projecto de Radio-protecção RAF/ 002/031 da Cooperação Técnica da AIEA. Cândida Teixeira é licenciada em Física pela Universidade Agostinho Neto (UAN), fez o mestrado e o doutoramento pela Comissão de Energia Atómica do Vietname em colaboração com a Universidade Politécnica de Hanói, capital do Vietname. Tem artigos científicos publicados em diversas publicações e participado em vários seminários, simpósios e congressos, tanto nacionais como internacionais. (O País)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »