Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

“Temos uma Constituição em que o PR tem poderes imperiais, praticamente ditatoriais e absolutos” – Rafael Marques

O ativista angolano Rafael Marques defendeu hoje, em Bruxelas, a necessidade de se alterar a “Constituição bonapartista” angolana para haver uma verdadeira transição democrática no país.

“Temos uma Constituição bonapartista em que o Presidente [da República, João Lourenço] tem poderes imperiais, praticamente ditatoriais e absolutos”, disse Rafael Marques à Lusa.

“Enquanto não se reformar a Constituição, enquanto não se devolver o poder às instituições do Estado, poderemos apenas contar por um ano ou dois, no máximo, com a boa vontade do Presidente”, adiantou.

Angola, sublinhou, precisa de “estruturas de Estado fortes, que sobrevivam aos líderes e que possam regular o comportamento da sociedade e proteger todos os cidadãos”.

Neste momento, acrescentou o também jornalista, há que aproveitar a “boa vontade” mostrada por João Lourenço e sugerir “um trabalho conjunto com o Presidente, com o MPLA, com todas as forças políticas e cívicas para que possamos mudar o curso do país”.

Rafael Marques participou hoje, em Bruxelas, num debate sobre democracia e boa governação, organizado pelo grupo S&D do Parlamento Europeu, que integra os eurodeputados eleitos pelo PS. (Sapo 24)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »