Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Organização pede ao PR proteção de jornalistas em Moçambique

O Misa Moçambique, organização de defesa da liberdade de imprensa, defendeu ontem que o país precisa de acelerar mecanismos para a proteção de jornalistas, alertando para o aumento de casos de perseguição e atentados contra à imprensa.

“O MISA Moçambique insta o Presidente moçambicano [Filipe Nyusi] a garantir que sejam postas em práticas todas as medidas de proteção dos jornalistas”, refere um comunicado da instituição distribuído à imprensa, por ocasião do Dia Internacional para Acabar com a Impunidade por Crimes Contra Jornalistas, que se assinalou na sexta-feira.

Para a organização, o ambiente para o exercício das liberdades de imprensa e de expressão está cada vez mais hostil em Moçambique, com o aumento de casos de perseguição, raptos e ameaças, o que exige medidas urgentes.

“Os criminosos que atentam contra as liberdades de imprensa são ligados ao poder político e económico, que se mantêm anónimos e, se conhecidos, gozam da maior proteção e permanecem impunes”, refere a organização.

O Misa considera lamentável que Moçambique ainda não tenha ratificado acordos internacionais relativos à proteção à liberdade de imprensa.

“O MISA lamenta o facto de Moçambique não ter copatrocinado as recentes resoluções das Nações Unidas sobre a segurança dos jornalistas na Assembleia Geral das Nações Unidas (resolução AG 72/175, dezembro de 2017) ou do Conselho dos Direitos Humanos das NU (Resolução HRC 33/2, setembro de 2016)”, conclui o documento. (Sapo 24)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »