Marques Mendes escolhido para o Caixa Geral Angola

0 34

O advogado português Luís Marques Mendes foi escolhido para presidir à mesa da assembleia-geral da Caixa Geral Angola, cargo em que substituirá António Vitorino.

O também conselheiro de Estado do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi eleito por unanimidade pelos accionistas do banco angolano, entre os quais a Caixa Geral de Depósitos (CGD), que detém 51% do capital, e a Sonangol, que possui uma participação de 28%.

A nomeação de Marques Mendes para o lugar de Vitorino, que se demitiu para aceitar o cargo de director-geral da Organização Internacional das Migrações, já tinha sido avançada pela comunicação social portuguesa e foi confirmada terça-feira por Paulo Macedo. Em conferência de imprensa realizada em Lisboa, o presidente da CGD justificou a escolha do também comentador político na SIC pela sua “competência, visibilidade e possibilidade de apoio”.

“Havendo que substituir o Dr. António Vitorino, e tratando-se de um cargo exercido em Angola, tem de ser aceite por todos os accionistas”, adiantou Paulo Macedo, confirmando a unanimidade na escolha de Marques Mendes entre os accionistas do banco, entre os quais se contam para além da CGD e da Sonangol, os empresários angolanos António Mosquito e Jaime Freitas, ambos com participações de 12%. Para o homem-forte da CGD, Luís Marques Mendes será “uma mais valia, tal como era António Vitorino”, afirmou, lembrando que o novo presidente da assembleia-geral é o homem certo para dar apoio, até pela sua experiência profissional como causídico, actualmente ao serviço da Abreu Advogados.

Em declarações ao jornal Observador, Marques Mendes confirmou ter aceite o convite, que condicionou à existência de “um entendimento entre os accionistas”, situação que veio a verificar-se.

Dizer que Luís Marques Mendes nasceu há 61 anos em Azurém, conselho de Guimarães, e licenciou-se em Direito na Universidade de Coimbra. Militante desde cedo do Partido Social Democrata, exerceu funções no poder local e foi deputado na Assembleia da República em várias legislatura, chegando a presidir ao grupo parlamentar do PSD quando o partido era liderado por Marcelo Rebelo de Sousa. (Mercado)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »