Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Marques Mendes escolhido para o Caixa Geral Angola

O advogado português Luís Marques Mendes foi escolhido para presidir à mesa da assembleia-geral da Caixa Geral Angola, cargo em que substituirá António Vitorino.

O também conselheiro de Estado do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi eleito por unanimidade pelos accionistas do banco angolano, entre os quais a Caixa Geral de Depósitos (CGD), que detém 51% do capital, e a Sonangol, que possui uma participação de 28%.

A nomeação de Marques Mendes para o lugar de Vitorino, que se demitiu para aceitar o cargo de director-geral da Organização Internacional das Migrações, já tinha sido avançada pela comunicação social portuguesa e foi confirmada terça-feira por Paulo Macedo. Em conferência de imprensa realizada em Lisboa, o presidente da CGD justificou a escolha do também comentador político na SIC pela sua “competência, visibilidade e possibilidade de apoio”.

“Havendo que substituir o Dr. António Vitorino, e tratando-se de um cargo exercido em Angola, tem de ser aceite por todos os accionistas”, adiantou Paulo Macedo, confirmando a unanimidade na escolha de Marques Mendes entre os accionistas do banco, entre os quais se contam para além da CGD e da Sonangol, os empresários angolanos António Mosquito e Jaime Freitas, ambos com participações de 12%. Para o homem-forte da CGD, Luís Marques Mendes será “uma mais valia, tal como era António Vitorino”, afirmou, lembrando que o novo presidente da assembleia-geral é o homem certo para dar apoio, até pela sua experiência profissional como causídico, actualmente ao serviço da Abreu Advogados.

Em declarações ao jornal Observador, Marques Mendes confirmou ter aceite o convite, que condicionou à existência de “um entendimento entre os accionistas”, situação que veio a verificar-se.

Dizer que Luís Marques Mendes nasceu há 61 anos em Azurém, conselho de Guimarães, e licenciou-se em Direito na Universidade de Coimbra. Militante desde cedo do Partido Social Democrata, exerceu funções no poder local e foi deputado na Assembleia da República em várias legislatura, chegando a presidir ao grupo parlamentar do PSD quando o partido era liderado por Marcelo Rebelo de Sousa. (Mercado)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »