Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Manuel Augusto prepara visita de João Lourenço a Moçambique

O ministro das Relações Exteriores, Manuel Domingos Augusto, efectuou uma visita de trabalho de três dias, nomeadamente Sexta-feira, Sábado e Domingo, à República de Moçambique, com o objectivo de reforçar os laços de cooperação em vários domínios, bem como preparar a visita de Estado do Presidente da República, João Lourenço.

Durante a sua estada na capital moçambicana, a convite do seu homólogo José Condugua Pacheco, com quem se reuniu inicialmente, o chefe da diplomacia angolana manteve um encontro de trabalho com o seu homólogo, analisou questões sobre a situação política, económica e social dos respectivos países, bem como assuntos regionais e internacionais de interesse comum.

Segundo uma nota do Ministério das Relações Exteriores, no que se refere à preparação da visita de Estado do Presidente da República João Lourenço, os dois interlocutores acordaram continuar a trabalhar a nível dos canais diplomáticos para encontrar uma data que favoreça as agendas dos dois chefes de Estado, de Angola e de Moçambique.

A visita serviu igualmente para conversações oficiais entre as delegações de Angola e de Moçambique, tendo ambas reiterado a vontade de dinamizar e reforçar a cooperação bilateral, fundamentalmente nos sectores político e diplomático; defesa e segurança; económico e financeiro; bem como recursos minerais e energia.

Os sectores dos transportes e Comunicações; obras públicas, habitação e recursos hídricos foram também aflorados na mesa de conversações entre as duas delegações. No final, ambas as partes reconhecem a importância do envolvimento do sector privado na cooperação, como factor catalisador das relações económicas entre os dois países, na base de parcerias e responsabilidades partilhadas, em prol do crescimento e desenvolvimento sustentável.

A este propósito, concordaram trabalhar conjuntamente com vista ao reforço da posição dos dois países nos contextos regional, continental e internacional, em particular, no âmbito da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), da União Africana e da Organização das Nações Unidas (ONU). (O País)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »