Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Maputo: previsão de pouca chuva impõe continuação de restrições no fornecimento da água

As restrições no abastecimento de água à cidade de Maputo, capital de Moçambique, e arredores, com o fornecimento a ocorrer só durante parte do dia, devem continuar até finais de 2019.

‘A província e cidade de Maputo poderão continuar com restrições no abastecimento de água, pelo menos até finais de 2019, caso se confirmem as previsões’ que apontam para a possibilidade de precipitação abaixo do normal na próxima época chuvosa, que arranca em Novembro, indicou Agostinho Vilanculos, do Instituto Nacional de Gestão Hídrica, citado pelo boletim informativo do Governo.

Ainda assim, as perspectivas são positivas, tendo em conta que, em 2019, Maputo beneficiará da ligação ao rio Movene e da reabilitação da barragem de Corumana, já em curso, para o aumento da sua capacidade de armazenamento.

‘No mês de Dezembro será reavaliado o modo de distribuição da água para o consumo nas três regiões da província’, ou seja, Maputo, Matola e Boane.

A capital e arredores sofrem com insuficiência da água na barragem dos Pequenos Libombos devido à baixa precipitação registada na época chuvosa 2017/2018, que se seguiu à seca prolongada do ano anterior.

Na época de restrições mais apertadas, entre Fevereiro e Abril, a água era disponibilizada apenas durante algumas horas em dias alternados.

Ainda no que respeita à próxima época chuvosa, Avanca a AIM, prevêem-se chuvas acima da média no centro e norte do país.

Naquelas regiões, ‘as albufeiras de Chicamba e Cahora Bassa poderão registar um aumento acima dos níveis de garantia das necessidades de abastecimento de água, irrigação e produção de energia eléctrica’, acrescenta o Governo. (O País)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »