Portal de Angola
Informação ao minuto

Guterres recebe prémio pela promoção da língua portuguesa

Secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, durante evento em Genebra, na Suíça 03/04/2018 (REUTERS/Pierre Albouy)

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, vai receber o prémio José Aparecido de Oliveira pela sua contribuição na promoção da língua portuguesa. O prémio será atribuído pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Para além da promoção e difusão da língua portuguesa, Guterres recebe o prémio pela sua actuação singular com projeção internacional, na defesa e promoção dos princípios e valores da CPLP, escreve o Notícias ao Minuto.

O prémio homenageia a ação do embaixador José Aparecido de Oliveira, que “marcou, de forma indelével, o surgimento da CPLP, convertendo em realidade um sonho acalentado pelos povos dos países de língua portuguesa, espalhados por quatro continentes, e fazendo do seu autor um arauto do futuro”, lê-se no comunicado citado pelo Notícias ao Minuto

O prémio, criado em 2011, seria atribuído pela primeira vez no ano seguinte ao antigo Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva.

Em 2014, receberam a distinção o antigo Presidente e primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, e a Igreja Católica Timorense, enquanto em 2016 os distinguidos foram o antigo chefe de Estado português Jorge Sampaio, o ex-secretário executivo da Comissão Económica das Nações Unidas para África, Carlos Lopes e o embaixador Lauro Barbosa da Silva Moreira, diplomata de carreira do Brasil e primeiro representante permanente junto da CPLP. (O país)

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »