Smiley face

Guterres recebe prémio pela promoção da língua portuguesa

0 18

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, vai receber o prémio José Aparecido de Oliveira pela sua contribuição na promoção da língua portuguesa. O prémio será atribuído pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Para além da promoção e difusão da língua portuguesa, Guterres recebe o prémio pela sua actuação singular com projeção internacional, na defesa e promoção dos princípios e valores da CPLP, escreve o Notícias ao Minuto.

O prémio homenageia a ação do embaixador José Aparecido de Oliveira, que “marcou, de forma indelével, o surgimento da CPLP, convertendo em realidade um sonho acalentado pelos povos dos países de língua portuguesa, espalhados por quatro continentes, e fazendo do seu autor um arauto do futuro”, lê-se no comunicado citado pelo Notícias ao Minuto

O prémio, criado em 2011, seria atribuído pela primeira vez no ano seguinte ao antigo Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva.

Em 2014, receberam a distinção o antigo Presidente e primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, e a Igreja Católica Timorense, enquanto em 2016 os distinguidos foram o antigo chefe de Estado português Jorge Sampaio, o ex-secretário executivo da Comissão Económica das Nações Unidas para África, Carlos Lopes e o embaixador Lauro Barbosa da Silva Moreira, diplomata de carreira do Brasil e primeiro representante permanente junto da CPLP. (O país)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »