Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Declaração de Bolsonaro irrita o Cairo e visita de chanceler brasileiro é cancelada

O Egipto cancelou a visita oficial do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Aloysio Nunes Ferreira, ao Cairo, após declaração do presidente eleito, Jair Bolsonaro, de que pretende transferir a embaixada brasileira em Israel para Jerusalém, informou a Veja.

A decisão do Cairo, oficialmente, alegou problemas de agenda. No entanto, fontes no Itamaraty reconhecem que a medida foi uma resposta às recentes declarações do presidente eleito do Brasil, referentes à transferência da embaixada do Brasil para Jerusalém.

A declaração de Bolsonaro repercutiu de forma extremamente negativa nos países árabes, que são um importante mercado para produtos brasileiros e também parceiros em diversas agendas multilaterais.

Aloysio Nunes Ferreira está em Xangai, na China, onde participa da feira de comércio exterior China International Import Expo (CIIE). A viagem ao Egipto estava programada para o dia 8 de Novembro. Ele iria se reunir com o presidente do país, Abdel Fattah al-Sisi, e com o ministro das Relações Exteriores, Sameh Shoukry.

Segundo a revista, uma delegação de empresários brasileiros aguardava o ministro no Cairo, acompanhada por representantes do Ministério da Defesa e da Agência de Promoção de Exportações (Apex).

O Egipto é um dos principais parceiros comerciais do Brasil no Oriente Médio, com uma balança comercial de quase US$ 2 bilhões e um saldo comercial de US$ 1,33 bilhão. (Sputnik Brasil)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »