Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Autarquias: Governo e UNITA usam feira das cidades e municípios para marcar posições

UNITA diz haver dinheiro no OGE para instalação do poder local em todo o país.

A Feira dos Municípios e Cidades de Angola (Fmca), a decorrer na província de Benguela entre 21 e 24 do mês em curso, leva os principais actores políticos a marcarem as suas posições a dois anos da instalação das autarquias.

Após ter acusado o MPLA de estar a preparar candidatos com a transferência de competências para os Governos Provinciais, a UNITA diz apoiar iniciativas conducentes às autarquias em 2020, mas avisa que existe dinheiro para a realização em todos os municípios.

Delineada para que os vários municípios do país exponham as suas potencialidades económicas, a Fmca tem vista para as autarquias, até porque coincide com a segunda reunião do Conselho de Governação Local na província de Benguela.

No lançamento do evento, a vice-governadora provincial para o sector social, político e económico, Deolinda Valiangula, destacou a prestação do Presidente da República, João Lourenço.

“No sentido de irmos já passando competências que eram de âmbito central para a província e da província para a base. Um indivíduo que está no município ou comuna, mais próximo do povo, deve resolver os problemas de forma imediata’’, ressalta a governante

Em reacção, o secretário para os assuntos eleitorais da Presidência da UNITA, Victorino Nhany, mostrou a via para a realização das autarquias num único ano.

“Por uma questão de igualdade, nenhum município deve ser sacrificado relativamente a outro. Por outro lado, no âmbito do OGE, sempre foram alocados verbas para os municípios, pelo que as finanças não devem entrar no capítulo do impedimento. Reiteramos que continuamos a defender o gradualismo funcional’’, assinala o deputado.

A Feira, que decorre sob o lema “A vida faz-se nos municípios” prevê um fórum dos municípios e cidades de Angola. (VOA)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »