Smiley face

Autarquias: Governo e UNITA usam feira das cidades e municípios para marcar posições

0 31

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

UNITA diz haver dinheiro no OGE para instalação do poder local em todo o país.

A Feira dos Municípios e Cidades de Angola (Fmca), a decorrer na província de Benguela entre 21 e 24 do mês em curso, leva os principais actores políticos a marcarem as suas posições a dois anos da instalação das autarquias.

Após ter acusado o MPLA de estar a preparar candidatos com a transferência de competências para os Governos Provinciais, a UNITA diz apoiar iniciativas conducentes às autarquias em 2020, mas avisa que existe dinheiro para a realização em todos os municípios.

Delineada para que os vários municípios do país exponham as suas potencialidades económicas, a Fmca tem vista para as autarquias, até porque coincide com a segunda reunião do Conselho de Governação Local na província de Benguela.

No lançamento do evento, a vice-governadora provincial para o sector social, político e económico, Deolinda Valiangula, destacou a prestação do Presidente da República, João Lourenço.

“No sentido de irmos já passando competências que eram de âmbito central para a província e da província para a base. Um indivíduo que está no município ou comuna, mais próximo do povo, deve resolver os problemas de forma imediata’’, ressalta a governante

Em reacção, o secretário para os assuntos eleitorais da Presidência da UNITA, Victorino Nhany, mostrou a via para a realização das autarquias num único ano.

“Por uma questão de igualdade, nenhum município deve ser sacrificado relativamente a outro. Por outro lado, no âmbito do OGE, sempre foram alocados verbas para os municípios, pelo que as finanças não devem entrar no capítulo do impedimento. Reiteramos que continuamos a defender o gradualismo funcional’’, assinala o deputado.

A Feira, que decorre sob o lema “A vida faz-se nos municípios” prevê um fórum dos municípios e cidades de Angola. (VOA)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »