Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

CDU reúne-se hoje para debater sucessão de Angela Merkel na liderança

A direção da União Democrata-Cristã (CDU) reúne-se hoje em Berlim para debater a sucessão de Angela Merkel na liderança do partido.

A chanceler alemã anunciou no passado dia 29 que não é candidata a um novo mandato na liderança do partido conservador alemão (centro-direita), mas que se mantém na chefia do governo até ao fim do atual mandato (2021).

São três os candidatos que se posicionam na corrida ao cargo, com a eleição marcada para o congresso previsto para os dias 07 e 08 de dezembro em Hamburgo (norte).

Friedrich Merz, um antigo rival de Angela Merkel que tem estado afastado da primeira linha da política, foi o último candidato a anunciar a sua candidatura, e junta-se a dois candidatos que já oficializaram a sua participação na corrida: Annegret Kramp-Karrenbauer, aliada de Merkel e secretária-geral da CDU, e Jens Spahn, ministro da Saúde, da ala mais à direita do partido, considerado o “líder da oposição interna” à chanceler.

Merz, também considerado muito conservador, liderou o grupo parlamentar quando a CDU estava na oposição e foi sucedido nesse cargo por Merkel, em 2002. Em 2009 abandonou o parlamento.

Angela Merkel, há 13 anos chefe do governo alemão e há 18 líder da CDU, anunciou que não se recandidata à liderança do partido um dia depois das eleições regionais em Hesse (centro), em que os democratas-cristãos tiveram o seu pior resultado dos últimos 50 anos. (Notícias ao Minuto)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »