Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Virada da consciência torna São Paulo a capital da “Cultura Negra”

Primeiro grande evento pós-eleição de Jair Bolsonaro, a Virada da Consciência vai movimentar a maior cidade da América do Sul com a festa da literatura e cultura, competições esportivas, desfile de moda, oficinas de beleza, shows de música e dança, teatro e mostras de cinema e artes visuais tendo como tema a cultura negra

Entre 17 e 21 de novembro, a cidade de São Paulo vai se tornar a Capital da Consciência Negra com atividades gratuitas de diversas naturezas: esportivas, artísticas, literárias, musicais, gastronômicas, em dezenas de lugares, com entrada gratuita. Isso graças à crescente adesão de instituições e empresas à grande celebração da igualdade.

Entre os parceiros da Virada da Consciência estão a Prefeitura de São Paulo, o Ministério da Cultura, Ministério da Ciência e Tecnologia, SESC, SESI, Centro Cultural Banco do Brasil SP, Caixa Cultural, Itaú Cultural, Memorial da América Latina, todo os museus da cidade, USP, UNESP, UNICAMP, UNIFESP, UNIP, Natura, Coca-Cola, Santander, Correios entre tantos.

De acordo com o IBGE (2014), os negros (pretos e pardos) auto declarados é a maioria da população brasileira, representando 54% da população. Na capital de São Paulo, 4,1 milhões de habitantes se declaram negros (pretos ou pardos), totalizando 37% da população.

A Virada da Consciência, um movimento contra a intolerância racial, tem como característica principal a possibilidade da participação da população nas atividades gratuitas e não apenas figurar como espectador.

SAMBA E LAVAGEM NA ESQUINA DA IPIRANGA COM AV. SÃO JOÃO

No dia 17, sábado (12h), as baianas da Escola de Samba Vai Vai e da X9 fazem um ritual de abertura da resistência da cultura negra lavando a rua, na esquina mais famosa de São Paulo. O samba continua no Bar Bhrama, um dos parceiros da Virada da Consciência.

LITERATURA

Enquanto escritores brasileiros e estrangeiros negros e brancos discutem seu trabalho, um debate a inclusão da temática afro-brasileira nos currículos escolares dão o tom na Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra – a 6ª FLINKSAMPA – , que homenageia a escritora Conceição Evaristo, no Campus da Faculdade Zumbi dos Palmares.

Destacam-se os escritores estrangeiros, entre eles, Teresa Cárdenas e Georgina Herrera (Cuba), Vera Duarte Pina (Cabo Verde), António Quino (Angola), David Capelenguela (Angola) e Shirley Campbell (Costa Rica).

ESPORTE

Esportistas profissionais e amadores participam de competições que culminam com a Corrida da Igualdade as 7h, no dia 20. No Estádio do Pacaembu, atividades começam 10h, com provas de distância para crianças de todas as idades, e se encerrarão com o Jogo pela Consciência, entre o time de másters do Corinthians e personalidades (15h). Ainda no complexo esportivo do Pacaembu, a Copa dos Refugiados, idealizada pela ONG África do Coração, com apoio da ACNUR – Agência da ONU para Refugiados, o final do Campeonato Universitário de Futsal e atividades voltadas para pessoas portadoras da Síndrome de Down.

No Centro Esportivo do Tietê, as atividades ocorrerão no dia 18, a partir das 10h, com o Desafio Zumbi 3X3 (basquete de rua), seguido pelo Desafio 5X5 e pelo Torneio de Capoeira da cidade de São Paulo. Das 10 às 17h, alunos da rede pública de ensino municipal e estadual participam das clínicas de basquete e do torneio 3X3. Um festival de capoeira, campeonato de basquete universitário e corrida integram a programação.

PEDALADAS

Nos dias da Virada, as bikes do Itaú estarão liberadas para os participantes que registrarem a senha valeuzumbi.

ARTE

Apresentações musicais, de dança, teatro, moda, beleza, cinema, além de mostras de artes visuais em vários pontos da cidade de São Paulo. Palestras, debates e rodas de conversa sobre a igualdade e a tolerância estão no cardápio do evento que vai mexer com a vida da Capital.

A programação completa está no site www.viradadaconsciencia.com.br

(Nota enviada à nossa redacção com pedido de publicação)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »