Smiley face

Virada da consciência torna São Paulo a capital da “Cultura Negra”

0 27

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Primeiro grande evento pós-eleição de Jair Bolsonaro, a Virada da Consciência vai movimentar a maior cidade da América do Sul com a festa da literatura e cultura, competições esportivas, desfile de moda, oficinas de beleza, shows de música e dança, teatro e mostras de cinema e artes visuais tendo como tema a cultura negra

Entre 17 e 21 de novembro, a cidade de São Paulo vai se tornar a Capital da Consciência Negra com atividades gratuitas de diversas naturezas: esportivas, artísticas, literárias, musicais, gastronômicas, em dezenas de lugares, com entrada gratuita. Isso graças à crescente adesão de instituições e empresas à grande celebração da igualdade.

Entre os parceiros da Virada da Consciência estão a Prefeitura de São Paulo, o Ministério da Cultura, Ministério da Ciência e Tecnologia, SESC, SESI, Centro Cultural Banco do Brasil SP, Caixa Cultural, Itaú Cultural, Memorial da América Latina, todo os museus da cidade, USP, UNESP, UNICAMP, UNIFESP, UNIP, Natura, Coca-Cola, Santander, Correios entre tantos.

De acordo com o IBGE (2014), os negros (pretos e pardos) auto declarados é a maioria da população brasileira, representando 54% da população. Na capital de São Paulo, 4,1 milhões de habitantes se declaram negros (pretos ou pardos), totalizando 37% da população.

A Virada da Consciência, um movimento contra a intolerância racial, tem como característica principal a possibilidade da participação da população nas atividades gratuitas e não apenas figurar como espectador.

SAMBA E LAVAGEM NA ESQUINA DA IPIRANGA COM AV. SÃO JOÃO

No dia 17, sábado (12h), as baianas da Escola de Samba Vai Vai e da X9 fazem um ritual de abertura da resistência da cultura negra lavando a rua, na esquina mais famosa de São Paulo. O samba continua no Bar Bhrama, um dos parceiros da Virada da Consciência.

LITERATURA

Enquanto escritores brasileiros e estrangeiros negros e brancos discutem seu trabalho, um debate a inclusão da temática afro-brasileira nos currículos escolares dão o tom na Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra – a 6ª FLINKSAMPA – , que homenageia a escritora Conceição Evaristo, no Campus da Faculdade Zumbi dos Palmares.

Destacam-se os escritores estrangeiros, entre eles, Teresa Cárdenas e Georgina Herrera (Cuba), Vera Duarte Pina (Cabo Verde), António Quino (Angola), David Capelenguela (Angola) e Shirley Campbell (Costa Rica).

ESPORTE

Esportistas profissionais e amadores participam de competições que culminam com a Corrida da Igualdade as 7h, no dia 20. No Estádio do Pacaembu, atividades começam 10h, com provas de distância para crianças de todas as idades, e se encerrarão com o Jogo pela Consciência, entre o time de másters do Corinthians e personalidades (15h). Ainda no complexo esportivo do Pacaembu, a Copa dos Refugiados, idealizada pela ONG África do Coração, com apoio da ACNUR – Agência da ONU para Refugiados, o final do Campeonato Universitário de Futsal e atividades voltadas para pessoas portadoras da Síndrome de Down.

No Centro Esportivo do Tietê, as atividades ocorrerão no dia 18, a partir das 10h, com o Desafio Zumbi 3X3 (basquete de rua), seguido pelo Desafio 5X5 e pelo Torneio de Capoeira da cidade de São Paulo. Das 10 às 17h, alunos da rede pública de ensino municipal e estadual participam das clínicas de basquete e do torneio 3X3. Um festival de capoeira, campeonato de basquete universitário e corrida integram a programação.

PEDALADAS

Nos dias da Virada, as bikes do Itaú estarão liberadas para os participantes que registrarem a senha valeuzumbi.

ARTE

Apresentações musicais, de dança, teatro, moda, beleza, cinema, além de mostras de artes visuais em vários pontos da cidade de São Paulo. Palestras, debates e rodas de conversa sobre a igualdade e a tolerância estão no cardápio do evento que vai mexer com a vida da Capital.

A programação completa está no site www.viradadaconsciencia.com.br

(Nota enviada à nossa redacção com pedido de publicação)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »