Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Secretária de Estado da Cultura avalia infra-estruturas em Benguela

Para avaliar o estado das infra-estruturas culturais, no âmbito das acções de protecção e valorização do património histórico-cultural e da implementação da política cultural, uma delegação do Ministério da Cultura chefiada pela Secretária de Estado, Maria da Piedade de Jesus, trabalha desde quarta-feira na província de Benguela.

A delegação, que integra ainda o director Nacional dos Museus, Ziva Domingos, e o director Geral Adjunto do Instituto Nacional do Património Cultural, Emanuel Caboco, tem como missão avaliar o estado da gestão actual do Museu Nacional de Arqueologia de Benguela, incluindo os programas científicos e culturais, apreciar o projecto de reabilitação do Edifício Central do Museu de Arqueologia de Benguela.

Consta dos objectivos apreciar o tratamento do dossier do Edifício de Açucareira, avaliar o estado da gestão actual do Museu de Etnografia do Lobito, incluindo os programas científicos e culturais, bem como o estado de conservação do Navio Zaire e do seu acervo.

A delegação ai também avaliar o estado de conservação do Centro Histórico da Catumbela, com particular realce para o Forte São Pedro, o Challet Chiquito e a antiga administração colonial, avaliar o estado de conservação e de gestão das estações arqueológicas de Cachama e de Dungo.

A delegação, cuja missão termina dia 2, manteve já um encontro de trabalho com o Governo Provincial de Benguela encabeçado pelo governador Rui Falcão com quem procedeu uma radiografia sobre o estado do sector da Cultura.

O Governo Provincial manifestou o seu interesse em colaborar com o Ministério da Cultura na reabilitação dos equipamentos culturais e na valorização do património edificado e dos sítios arqueológicos da Província de Benguela a fim de serem colocados ao serviço das comunidades locais, nesta nova era da descentralização do poder e da administração pública. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »