Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Botsuana vai dar 500 elefantes a Moçambique

O Botsuana vai dar a Moçambique 500 elefantes, no âmbito do programa de repovoamento da espécie nas áreas de conservação moçambicanas, anunciou hoje a ministra dos Assuntos Internacionais e Cooperação do Botsuana.

“A ideia é dar a Moçambique 500 elefantes, mas o número pode subir para 700 ou 800 porque eles se reproduziram”, declarou Unity Dow, falando momentos após um encontro entre o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, e o seu homólogo do Botsuana, Mokgweetsi Masisi, no âmbito de uma visita de trabalho que o chefe do Estado do Botsuana realiza desde hoje a Moçambique.

A doação vai servir para o programa de repovoamento de elefantes que está a ser realizado nas áreas de conservação moçambicanas, segundo o Governo de Moçambique.

“Por favor, povo moçambicano: venho levar os elefantes”, concluiu a chefe da diplomacia do Botsuana.

Apesar de ser um dos animais mais emblemáticos dos espaços naturais de Moçambique, o elefante está entre os mais ameaçados.

Este ano será decisivo no diagnóstico da espécie em Moçambique, dado que a Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) se prepara para realizar o terceiro censo de elefantes do país.

Dados da ANAC indicam que, desde 2009, o país perdeu pelo menos dez mil elefantes e, só na Reserva do Niassa, a maior área protegida do país, o número total desta espécie passou de 12.000 para 4.400 em três anos (entre 2011 e 2014).

A falta de meios humanos e materiais para a fiscalização das extensas áreas de conservação do país é apontada como o principal obstáculo na preservação do elefante, cuja principal ameaça é a ação de caçadores furtivos. (Diário de Notícias)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »