A Turquia quer que as autoridades sauditas informem o paradeiro do corpo do jornalista assassinado Jamal Khashoggi, morto no mês passado no consulado saudita em Istambul, informou o ministro da Justiça nesta quinta-feira, escreve a Reuters
A Turquia espera que a Arábia Saudita coopere na investigação e não deve haver acobertamento, disse o ministro Abdulhamit Gul a repórteres.
“Estamos procurando respostas para a questão de onde está o corpo”, disse ele.
Khashoggi escreveu uma coluna para o Washington Post que criticava o governo saudita e seu governante de fato, o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman.
O governo saudita inicialmente negou que Khashoggi tenha sido morto e depois disse que morreu em uma operação não planejada. Na semana passada, o promotor público do reino, Saud Al Mojeb, disse que o ataque foi premeditado.
“Este caso não pode ser encoberto, e esperamos uma cooperação próxima das autoridades sauditas na investigação que estamos conduzindo de forma transparente e meticulosa”, disse Gul.
O promotor-chefe de Istambul, Irfan Fidan, disse após conversações com Mojeb na segunda e na terça-feira que Khashoggi foi sufocado em um assassinato premeditado assim que entrou no consulado, e seu corpo foi desmembrado e descartado.