Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Associações de mulheres camponesas beneficiam de charruas

Treze charruas e seus acessórios, assim como outros inputs agrícolas, foram entregues pela administração do Lubango a duas associações de mulheres camponesas na comuna da Huíla, província com o mesmo nome, no âmbito do fomento da agricultura, combate à forme e redução da pobreza.

Na ocasião, o director municipal da agricultura no Lubango, Aníbal Lutucuta, fez saber que, para a campanha agrícola 2018 a 2019, estão seleccionadas mais de oito associações das quatro comunas do município, que as vão beneficiar de 50 charruas e sementes melhoradas, bem como outros meios de melhoramento de solos.

Segundo o responsável, as 13 charruas constituem somente um gesto simbólico, mas o gesto não vai ficar por aí, uma vez que é obrigação do Estado potencializar a agricultura familiar, para que daí venha o sustento dos filhos destas mulheres que se dedicam ao cultivo da terra.

Em função do gesto, a secretária de uma das associações contemplada, Verónica Francisca, agradeceu a administração do Lubango e aproveitou o momento para falar das principais necessidades que enfrentam, desde a aquisição de sementes até material de trabalho, uma vez que este é primeiro input que a associação recebe desde sua criação há sete anos.

As associações têm um total de 238 mulheres e as charruas representam um ganho, mas ainda assim estão longe de satisfazer as necessidades. Para tal, é necessário pelo menos mais de 20 cabeças de gados de tracção para dinamizar o cultivo que actualmente é feito manualmente.

O município do Lubango prevê, para a campanha agrícola 2018 a 2019, colher 24 mil e 254 toneladas de produtos diversos numa área de 44 mil e 689 hectares de terra, nas comunas da Arimba, Hoque, Huíla e Quilemba. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »