Portal de Angola
Informação ao minuto

PGR tem 70 por cento das denúncias de crimes de corrupção sob investigação

(Foto FC)

A Direcção Nacional de Prevenção e Combate à Corrupção da Procuradoria-Geral da República (PGR) tem sob inquérito judicial cerca de 70 por cento das denúncias por crimes de corrupção recebidas pela instituição, disse esta sexta-feira, 26, a directora nacional para a prevenção e combate à corrupção da PGR, Inocência Maria Gonçalo Pinto.

“Nós temos várias denúncias por crimes de corrupção, pese embora haja também denúncias de criminalidade económica ou financeira. Neste momento, a Direcção Nacional de Prevenção e Combate à Corrupção tem em curso cerca de 70 por cento das denúncias sob investigação judicial.

Se verificarmos que existem factos que configuram os crimes, encaminhamos os processos para a Direcção Nacional de Investigação e Acção Penal (DINIAP), que é outra direcção da PGR para efeitos de instrução preparatória”, disse a magistrada no final do encontro que a PGR promoveu na manhã desta sexta-feira com os representantes das instituições bancárias do País, que decorreu à porta fechada.

Inocência Pinto disse também que o encontro foi de convergência, no sentido de as várias instituições alinharem os mecanismos de prevenção e combate à corrupção, ao branqueamento de capitais e à criminalidade conexa.

“Ficou acertado que envidássemos esforços no sentido de incrementarmos tais mecanismos por força a fazermos face a estes fenómenos”.

A directora nacional para a prevenção e combate à corrupção da PGR salientou, no entanto, que a cooperação com os bancos nacionais é boa, porque quando lhes solicitam alguma informação, os bancos reagem oportunamente sem dificultar os trabalhos da PGR.

“Não temos problemas nesse sentido. A relação entre os bancos e a Procuradoria-Geral da República é boa, queremos apenas incrementá-la, no sentido de melhorarmos os mecanismos, porque não temos nenhum tipo de problemas com os bancos nacionais”.

Inocência Pinto disse ainda que o processo sobre a dívida pública ilegal está ser analisado pela PGR e o seu processo de inquérito está em curso. (Novo Jornal Online)

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »