Portal de Angola
Informação ao minuto

Líderes africanos, do Banco Mundial, FMI e UE reúnem-se em Berlim

(Foto: Clemens Bilan)

Os líderes de doze países africanos, do Fundo Monetário Internacional (FMI), do Banco Mundial e da União Europeia (UE) vão reunir-se no dia 30 de outubro, em Berlim, numa conferência no âmbito do G20, o grupo de países desenvolvidos e emergentes.

A vice-porta-voz do governo alemão Ulrike Demmer, disse hoje, em Berlim, que o encontro se vai celebrar a convite da chanceler alemã, Angela Merkel, e recordou que a reunião ‘G20 Compacto com África’ (CwA, na sigla em inglês) foi estabelecida em 2017 em Hamburgo (Alemanha).

Está previsto que assistam à reunião os chefes de Estado e de Governo da Etiópia, Egito, Benim, Costa de Marfim, Gana, Marrocos, Ruana, Senegal, Guiné, Togo e Tunísia, além do Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, copresidente do grupo coordenador de África do G20.

Vão também participar a diretora-geral do FMI, Christine Lagarde; o presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim; o presidente do Banco Africano de Desenvolvimento, Akinwumi Adesina, e o presidente rotativo do Conselho Europeu, o chanceler austríaco, Sebastian Kurz.

As conversações na capital alemã deverão girar em torno do objetivo da iniciativa – a promoção de investimento no continente africano – bem como as relações bilaterais que poderão desenrolar-se em encontros paralelos.

Angela Merkel deverá, segundo a porta-voz, reunir-se com o Presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi; o sul-africano, Ramaphosa; o primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, e o Presidente ruandês, Paul Kagame. (Notícias ao Minuto)

por Lusa

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »