Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

O papel dos detentores de fortuna em Angola

No seu discurso sobre o estado da nação o PR João Lourenço afirmou que “todos aqueles cidadãos angolanos que repatriarem capitais do estrangeiro para Angola” durante este período não serão processados.

O Governo angolano esta conceder um período de graça para que todos os angolanos repatriem capitais do estrangeiro para Angola, findo o qual poderá partir para a forma coerciva, João Lourenço, salientou “findo esse prazo, o Estado angolano sente-se no direito de considerar dinheiro de Angola e dos angolanos e, como tal, agir junto das autoridades dos países de domicílio para tê-lo de volta e em sua posse”. Segundo João Lourenço, o país necessita de capitais para se desenvolver, para realizar investimento público em projectos geradores de riqueza, mas sobretudo gerador de empregos para os angolanos e para os jovens.

O chefe de Estado angolano lembrou que o Governo tem vindo a trabalhar para remover factores inibidores do investimento privado estrangeiro, salientando que as expetativas são encorajadoras, mas considerando que os angolanos “detentores de verdadeiras fortunas no estrangeiro” devem ser “os primeiros a vir investir no seu próprio país, se são verdadeiros patriotas.

Um patriota pode ser visto como um anjo, investindo em pessoas com ideias inovadoras, Não basta ter uma grande ideia para um negócio. É preciso investimento e experiência. Mas quando não se tem nem um e nem outro? O suporte necessário pode ser oferecido por um Investidor Anjo.

O termo surgiu nos Estados Unidos, especificamente na Broadway, para denominar indivíduos que financiavam produções teatrais.

Geralmente o investimento é feito por pessoa física, por meio do aporte de recursos financeiros próprios e/ou assessoria ao empreendedor. Há casos também que o investimento é feito por pessoa jurídica, ou seja, uma outra empresa.

O Investidor Anjo é normalmente um ex-empresário ou executivo que tem experiência acumulada de uma carreira de sucesso e que esteja disposto a investir entre 5% e 10% de seu patrimônio e aplicar essa experiência apoiando a empresa.

O investidor anjo não tem vocação religiosa e nem características filantrópicas. “O que os investidores querem é retorno porque investem seus próprios recursos”

O investimento do Anjo traz retorno não apenas para quem está investindo, mas também beneficia a economia, com a geração de emprego e renda.

O termo “anjo” é utilizado pelo facto de não ser um investidor puramente financeiro que fornece apenas o capital necessário para o negócio, mas por apoiar o empreendedor, aplicando seus conhecimentos, experiência e rede de relacionamento para orientá-lo e aumentar suas chances de sucesso, geralmente velam por alguns requisitos de apoio como: Negócios inovadores

Mercado com potencial significativo

Negócio com potencial de crescimento e alta rentabilidade

Valor do investimento não muito alto, ex acima dos 10 milhões.

Em geral, negócios locais, como lojas, prestadores de serviços ou negócios tradicionais estão fora do escopo de Investidores Anjo. O Investimento Anjo se destina a criação e desenvolvimento de negócios inovadores.

OBS: Os ricos são bem-vindos se produzirem bens e serviços, gerarem empregos e contribuírem com os impostos para que o Estado possa ir retirando do limiar da pobreza um número cada vez maior de cidadãos e se amplie e fortaleça a classe média desse país”, salientou.

Todas as sociedades de economia de mercado “há ricos e eles são bem-vindos, desde que suas fortunas sejam realizadas de forma lícita, aceitando a sã concorrência e consequentemente combatendo os monopólios”.-PR

Por; Nelson Lukoki, Docente universitário-Mestre em Gestão.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »