- Publicidade-
InicioGovernos ProvinciaisGoverno Provincial do BiéDestacado contributo de Simione Mucume na conquista da paz

Destacado contributo de Simione Mucume na conquista da paz

O espírito de missão, bravura e coragem do então comandante Simione Mucume, tombado em combate na vila do Andulo (Bié), a 23 de Outubro de1999, contribuíram de modo importante para o alcance da paz e estabilidade em Angola, segundo o vice-governador do Bié para o sector Político, Social e Económico, Carlos Ulombe da Silva.

Carlos Ulombe da Silva, que falava esta quarta-feira à Angop, à margem da cerimónia de abertura das Jornadas Técnico-Científicas do Instituto Médio Comercial e Industrial “Siomione Mucume”, disse que a intransigência e o elevado espírito deste combatente inspiraram outros angolanos.

O vice-governador destacou a necessidade da população biena, e não só, honrar a sua memória, com vista a manter o seu nome presente de modo a que as novas gerações possam vir a tomar contacto com as grandes lições deixadas por ele.

Por outro, o director do Instituto Médio Comercial e Industrial no Bié, António Manuel, assegurou que a instituição continua a perpetuar a memória do seu patrono na vida académica e social dos alunos.

O responsável lembrou que Simione Mucume já era conhecido como um homem extraordinário pelas suas qualidades guerreiras, não só pela população do Bié, considerando um combatente implacável, incansável, servidor e consciente do seu dever de levar a bom terno a sua nobre missão na defesa da pátria, da soberania e da sua grandiosa aspiração à democracia.

Durante a jornada, que termina a 23 do corrente mês, mais de dois mil alunos da 7ª a 12ª classe têm prevista visita ao cemitério monumento, onde estão sepultados mais de sete mil corpos de pessoas que morreram durante a guerra de resistência do Kuito.

De acordo com o programa das actividades que a Angop teve acesso, os alunos vão igualmente visitar o Comando da 4ª Divisão das FAA, bem como participar de palestras sobre a vida e obra de Simione Mucume, bem como actividades desportivas e culturais. (Angop)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.