Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

AGT regista quebra no sistema de procedimentos aduaneiros

O acesso dos utilizadores às diversas funcionalidades do sistema integrado de gestão, que autoriza os processos e procedimento da actividade aduaneira “Asycuda World” encontra-se limitado, devido à uma acentuada quebra de sinal registada desde o dia 12 do mês em curso, em consequência de problemas de internet.

Tal situação, de acordo com de acordo com uma nota da Administração Geral Tributária (AGT) chegada hoje à Angop, afectou também os processos de liquidações, pagamentos, reembolsos e outros procedimentos contabilísticos.

Segundo a AGT, o problema de rede está a causar um impacto negativo na actividade e boa prestação de serviço por parte dos operadores da cadeia do comércio internacional, passando a afectar, de forma directa, a comodidade, facilitação dos tramites aduaneiros e diminuição dos tempos de desalfandegamento, ganhos já alcançados desde que foi lançado o Asycuda World na cidade portuária do Lobito, a 17 de Abril de 2017.

O sistema Asycuda World, antes da falha já operava de forma integrada para os agentes de navegação, despachantes oficiais, bancos comerciais, funcionários tributários, o Porto do Lobito e a Polícia Fiscal.

Para minimizar os problemas decorrentes da inatividade do ASYCUDA, a AGT criou pontos de acesso provisórios, para acomodação dos operadores que pretendam desenvolver, sem sobressaltos, a boa prestação de todos os serviços que dependem exclusivamente do Asycuda World.

Desta feita, são pontos alternativos e provisórios para acomodar os operadores do Asycuda, a sede da AGT, a 3ª Região Tributária e a sua sala de reuniões, a delegação aduaneira de viaturas, da Sonils e terminal de cargas do Aeroporto Internacional de Luanda.

A Delegação Aduaneira de Mercadorias Contentorizadas por Grupagem, a 4ª Região Tributária, a Delegação Aduaneira do Porto do Lobito (sala de reuniões da SEDE Regional), a equipa nacional do Projecto ASYCUDA, são outras alternativas encontradas pela AGT, para acomodar os operadores deste sistema.

Para esclarecimentos de dúvidas, os contribuintes podem também aceder o sistema, através do linkdo ASYCUDA (Sistema Automatizado de Gestão de Dados Aduaneiros) disponível no website da Administração Geral Tributária ou envia mensagem ao correio eletrónico Enpa_tecnica@agt.minfin.gov.ao.

“A Administração Geral Tributário está a trabalhar para que em breve sejam ultrapassados os constrangimentos”, lê-se no documento. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »