Smiley face

Inflação acelera 4,98 por cento entre Agosto e Setembro

0 22

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

A inflação, medida pelo Índice de Preços no Consumidor (IPC), registou um aumento de 4,98% entre Agosto e Setembro último, indica uma nota do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo os dados do INE, a variação homóloga situa-se em 21,81%, registando um decréscimo de 5,65 pontos percentuais com relação a observada em igual período do ano anterior.

Entre Julho e Agosto, o Índice de Preços no Consumidor (IPC), tendo como referência a província de Luanda, registou uma variação de 1,20%.

De acordo com os dados, tendo como referência a província de Luanda, entre Agosto e Setembro, a classe “Habitação, Água, Electricidade e Combustíveis” foi a que registou o maior aumento de preços com 46,49%. Destacam-se também os aumentos dos preços verificados nas classes “Vestuário e Calçado” com 1,87%, “Hotéis, Cafés e Restaurantes” com 1,69% e “Saúde” com 1,52%.

As províncias que registaram maior aumento foram: Luanda com 4,98%, Cunene com 2,78%, Bengo com 2,63% e Namibe com 2,19%.

As províncias com menor variação foram: Cubango com 0,85%, Huambo com 1,15%, Bié com 1,18% e Cabinda com 1,31%.

“Registamos como factores que influenciaram a variação que se regista a alteração das tarifas de Água de acordo com o Decreto 230/18, de 12 de Junho e a actualização dos preços no sector dos transportes”, lê-se. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »