Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Inflação acelera 4,98 por cento entre Agosto e Setembro

A inflação, medida pelo Índice de Preços no Consumidor (IPC), registou um aumento de 4,98% entre Agosto e Setembro último, indica uma nota do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo os dados do INE, a variação homóloga situa-se em 21,81%, registando um decréscimo de 5,65 pontos percentuais com relação a observada em igual período do ano anterior.

Entre Julho e Agosto, o Índice de Preços no Consumidor (IPC), tendo como referência a província de Luanda, registou uma variação de 1,20%.

De acordo com os dados, tendo como referência a província de Luanda, entre Agosto e Setembro, a classe “Habitação, Água, Electricidade e Combustíveis” foi a que registou o maior aumento de preços com 46,49%. Destacam-se também os aumentos dos preços verificados nas classes “Vestuário e Calçado” com 1,87%, “Hotéis, Cafés e Restaurantes” com 1,69% e “Saúde” com 1,52%.

As províncias que registaram maior aumento foram: Luanda com 4,98%, Cunene com 2,78%, Bengo com 2,63% e Namibe com 2,19%.

As províncias com menor variação foram: Cubango com 0,85%, Huambo com 1,15%, Bié com 1,18% e Cabinda com 1,31%.

“Registamos como factores que influenciaram a variação que se regista a alteração das tarifas de Água de acordo com o Decreto 230/18, de 12 de Junho e a actualização dos preços no sector dos transportes”, lê-se. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »