Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Moçambique: Publicado acordo militar entre governo e Renamo

O memorando de entendimento militar entre o governo e a Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), assinado em Agosto passado, circula nesta quinta-feira na Internet, por ordem do presidente Filipe Nyusi, noticiou a Prensa Latina.

Tal acordo foi alcançado a 06 de Agosto, na cidade da Beira, entre Nyusi e o coordenador da Comissão política da Renamo, Ossufo Momade, que substitui o falecido líder dessa força política, Afonso Dhlakama.

O pacto para desarmamento, desmobilização e reintegração dos homens armados foi o resultado de conversações directas de Nyusi com Dhlakama, que foram concluidas a 11 de Julho com Momade.

A publicação segue ao início do processo de desmobilização dos efectivos da Renamo, iniciado sábado passado e que deve durar 210 dias. O processo é seguido por peritos internacionais e pretende pôr fim aos confrontos armados entre a Renamo e a (Frelimo, no poder), que tiveram início em 2013.

O desarmamento da Renamo e sua integração nas Forças de Defesa e Segurança era o último acordo para o fim das negociações de paz, o primeiro, todavia, em execução, está relacionado com a descentralização do poder, cujos princípios se efectuaram quarta-feira, com à realização das quintas eleições autárquicas no país. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »