Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Mais de 800 crianças-soldado foram libertadas na Nigéria

Imagem de crianças no Estado de Adamawa, nordeste da Nigéria.

Foram libertadas nesta Sexta-feira, 12 de Outubro, 833 crianças-soldado em Maiduguri, no nordeste da Nigéria, como parte da missão da Civilian Joint Task Force (CJTF), um grupo de voluntários que envida esforços para travar a insurgência do Boko Haram.

A libertação destas crianças é parte do compromisso do CJTF de parar e prevenir o recrutamento de crianças-soldado.

Virginia Gamba, representante especial do Secretariado Geral da CJTF, diz que esta libertação é o resultado de meses de trabalho entre o CJTF e a unidade das Nações Unidas responsável pela monitorização da situação na Nigéria, acrescentando que espera que o CJTF liberte mais crianças.

Esta é a primeira libertação formal por parte do CJTF, desde Setembro de 2017, lê-se no comunicado do UNICEF, que trabalha junto das autoridades nigerianas para apoiar a implementação de programas de reintegração para as crianças que foram libertadas hoje, bem como para outras afectadas pelo contínuo conflito na Nigéria.

Desde 2017 que o UNICEF apoia a reintegração social e económica de mais de oito mil e setecentas crianças libertadas de grupos armados, como o Boko Haram, por exemplo, ajudando-as a encontrar as suas famílias, devolvendo-as às suas comunidades e oferecendo apoio psicológico, educacional, treinos vocacionais e outras oportunidades para a melhoria das suas condições de vida. (Voa)

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »