Smiley face

Kamucuio completa hoje 101 anos desde a sua fundação

0 35

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

O município do Kamucuio completa hoje, quinta-feira, cento e um anos desde a sua ascensão, a 11 de Outubro de 1917, à categoria de vila, ao abrigo da portaria número 155 do então governador português do distrito de Moçamedes.

Situado a norte da Província do Namibe, numa distância de 283 quilómetros, conta com 50 mil 349 habitantes, segundo dados do Censo de 2014, maioritariamente camponesa e criadora de gado.

O município situa-se numa zona de transição, entre o deserto e a savana, cujo clima é tropical seco, desértico, e as precipitações anuais rondam os 150 milímetros e uma temperatura máxima anual de 31°C.

Administrativamente, o município conta com três comunas, Camucuio, Chingo e Mamwe, dez povoações, sendo duas com maior concentração populacional, Cacimbas e Munhandi.

Nos últimos cinco anos, o município registou algum crescimento com a construção de infra-estruturas sociais, como escolas, postos de saúde, mangas de vacinação de gado, mercado municipal, jango comunitário, sistemas de distribuição e tratamento de água, entre outros serviços, segundo o administrador municipal, Caita Cavaco.

O administrador disse estar em curso outros projectos que vão dar outra imagem ao município, como a construção de uma estação de tratamento de água para a sede municipal, escolas e centros de saúde e melhoria das vias de acesso.

“ Estes são projectos que tão logo haja disponibilidade financeira começam a ser implementados, apesar de alguns estarem em curso, como o de agua”, afirmou.

Caita Cavaco, em declarações à Angop, afirmou que, este ano, o 11 de Outubro será comemorado na “Serra das Neves”, um local turístico que ainda clama de alguns serviços sociais para os mais de cinco mil habitantes.

“ Na serra das Neves, o governador do Namibe dirige um acto de massas e a entrega de imputs agrícolas para as comunidades que praticam a agricultura de sobrevivência, como feijão, melância, tomate, abóbora, milho, massango, massambala, batata-doce, entre outros alimentos”, acrescentou o administrador.

A Serra das Neves é uma zona turística, com uma montanha que atinge uma altitude de 1889 metros.

Os grupos étnicos Nhaneca Humbi, Mucuando, Muquilengues, Ndelengos, Kuisses praticam anualmente manifestações culturais como a festa do Efuko ( para as mulheres), Ekwendje ( para os jovens a circuncisão).

Kamucuio é ainda detentor de enormes recursos minerais como o níquel, granito cinzento e rosa, quartzo, fluorite, pedras preciosas e semi-preciosas, chumbo e cobre.

A rede social é composta por 16 escolas, sendo 14 de ensino primário, uma do I ciclo, igual numero do ll ciclo do ensino secundário e um corpo docente constituído por 191 elementos distribuídos em vários subsistemas de ensino.

O sector da Saúde conta com um hospital municipal e onze postos médicos e 67 profissionais de saúde, dos quais técnicos superiores de enfermagem e médicos de clínica geral .

O fornecimento de água à sede do município e comunas é assegurado por geradores que possibilitam o seu bombeamento, através de quatro sistemas de captação. A energia é fornecida por grupos geradores com capacidade de mais de 50 kva. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »