Smiley face

Fraca aderência na campanha de vacinação anti-rábica preocupa autoridades

0 19

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

O chefe do departamento dos Serviços Veterinário na Lunda Sul, António Miguel Txiteca, manifestou-se hoje, quinta-feira, em Saurimo, preocupado com a fraca aderência dos proprietários de animais de estimação na campanha de imunização animal contra a raiva.

Em declarações à Angop, o responsável disse que desde que foram criados os postos, os números alcançados não são satisfatórios, daí a necessidade de os citadinos aderirem a campanha preventiva, levando os seus animais de estimação a vacina.

António Txiteca garantiu que estão disponíveis 10 mil doses de vacina anti-rábica nos Serviços Provinciais de Veterinária, para atender toda província da Lunda Sul.

O responsável apelou a colaboração dos proprietários de animais de estimação levando-os aos postos de vacinação que foram criados nas localidades de maior concentração populacional.

A raiva é uma doença infecciosa que afecta os mamíferos, causada por um vírus que se instala e multiplica-se primeiro nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central e por fim nas glândulas salivares, onde se multiplicam e propagam.

A transmissão da raiva é através do contacto da saliva por mordedura do animal infectado, lambidas em feridas abertas, mucosas ou arranhões. Até Dezembro deste ano, o Departamento dos Serviços Veterinário na Lunda Sul pretende vacinar mais de cinco mil animais. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »