Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Doenças mentais emergem como problema de saúde pública em Malanje

Cidade onde circulam 300 doentes mentais vai ter centro especializado para tratamento de distúrbios mentais

Mais de 300 pessoas com problemas mentais circulam pelas ruas da cidade de Malanje, na província angolano do mesmo nome, o que é um problema de saúde pública para a Ordem dos Psicólogos de Angola e autoridades sanitárias da região.

O coordenador Ordem, Cirilo Mendes, afirma que a maioria dos doentes mentais é excluída.

“Grande parte dos pacientes encontra-se encarcerada no seio familiar porque grande parte deles sofre de exclusão social”, explica Mendes.

Aquele psicólogo referiu que a saúde mental abrange pessoas envolvidas em violência doméstica, violência sexual, insucesso escolar, casos de liderança e diferentes modelos de educação.

A segurança e a integridade dos cidadãos de Malanje estão em risco, reconheceu, por seu turno, o director do Gabinete Provincial da Saúde, Avantino Sebastião, quem anunciou a abertura de um albergue para a recolha e internamento de doentes.

“O centro especializado de atenção aos utentes com distúrbios mentais integra vários serviços que vão desde a prevenção, no caso o aconselhamento, compensação clínica para aqueles doentes mais críticos que já requerem um tratamento psiquiátrico, até os serviços da assistência e, sobretudo, integração social dos referidos doentes”, explicou Sebastião, garantindo que a infraestrutura estará pronta “ainda este ano”.

Um colóquio sobre saúde mental reuniu na terça-feira, 9, psicólogos, estudantes de psicologia do Instituto Superior Politécnico de Malanje, professores, profissionais do ramo da saúde e governantes na biblioteca provincial “Nginga Mbande”.

O consumo exagerado de bebidas alcoólicas e substâncias entorpecentes e stress são algumas das várias causas que concorrem para os transtornos mentais.

O evento marcou o Dia Mundial da Saúde Mental, que se assinala nesta quarta-feira, 10. (VOA)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »