Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Benguela:Sinprof quer tempo de serviço em consideração no novo estatuto

O presidente do Sindicato Nacional dos professores (Sinprof), Guilherme Silva, afirmou hoje, quinta-feira, nesta cidade, que a instituição não vai aceitar a “imposição”do ministério da Educação sobre a transição para o novo Estatuto da Carreira Docente, sem considerar o tempo de serviço dos docentes.

Segundo o responsável, que falava à imprensa, a margem do VI Conselho Consultivo Nacional Ordinário do sindicato, com duração de dois dias, o Executivo, através do ministério da Educação, está a tentar impor a transição para o novo estatuto da carreira docente, tendo em conta apenas o nível académico, passando um “corrector” no tempo de serviço dos professores.

O sindicalista referiu que no ante-projecto do Estatuto da Carreira Docente constava a questão do tempo de serviço, mas que agora foram surpreendidos com um novo documento diferente do anterior e que não leva em consideração o tempo de serviço.

“O sindicato vai se engajar no sentido de elaborar uma contra proposta, devidamente fundamentada, de forma a preservar a questão do tempo de serviço na transição para o novo estatuto”, frisou o responsável.

Guilherme Silva avançou que o Sinprof exige melhores salários para os professores, uma vez que muitos estão há cerca de 10 anos sem promoções.

Considerou haver necessidade de se compensar o tempo de serviço, no sentido de se valorizar o professor, tal como tem defendido o Presidente da República.

“Se quisermos tirar o ensino do “poço” em que se encontra, porque consideramos que a sua qualidade está nos cuidados intensivos, é preciso valorizarmos o professor, porque é o actor principal para execução das políticas educativas”, disse o sindicalista.

De acordo com Guilherme Silva, a contra proposta do sindicato será conhecida já na próxima semana, antes da programada reunião com a entidade patronal, agendada para o dia 18 do corrente.

O Sindicato Nacional dos professores (Sinprof) controla em todo país cerca de 80 mil filiados.

O Conselho Consultivo conta com a participação de delegados provenientes das 18 províncias do país, que debatem, fundamentalmente, sobre o novo Estatuto da Carreira Docente. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »