Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Moçambique: Incidentes marcam dia eleitoral

Cerca de 4 milhões de moçambicanos escolhem hoje os presidentes dos 53 municípios. Atrasos na abertura das mesas de voto e alguns incidentes marcaram as primeiras horas das quintas eleições autárquicas do país.

Atrasos na abertura das mesas de voto, fraca capacidade dos membros das mesas de voto em lidarem com o processo e alguns incidentes foram apontados, esta manhã, pelas organizações da sociedade civil.

O chefe de Estado, Filipe Nyusi, foi um dos primeiros a votar e apelou aos moçambicanos para exercerem o direito de voto, recomendando ainda para todos aguardarem os resultados em casa.

O líder interino da Renamo, Ossufo Momade, não deverá votar nas eleições autárquicas, uma vez que permanece na Serra da Gorongoza.

O presidente do MDM, segunda força na oposição, Daviz Simango votou na Beira, em declarações à imprensa disse estar confiante num bom resultado.

Cadernos eleitorais incompletos

Em Quelimane, o cabeça de lista da Renamo e outros 387 eleitores não constavam nos cadernos eleitorais. A situação foi denunciada por Manuel de Araújo que apelou à CNE para resolver o problema.“Estes actos poderão por em causa a paz e a unidade e reconciliação dos moçambicanos”, afirmou.

A Renamo denunciou ainda irregularidades em assembleias de voto nas províncias da Zambézia, Sofala, Niassa, Tete e Gaza, acusando a polícia moçambicana de estar a favorecer o partido no poder nas quintas eleições autárquicas.

O presidente da Comissão Nacional de Eleições, Abdul Carimo, confirmou que 5409 mesas de voto abriram esta quarta-feira e apela a que os eleitores afluam às urnas. Em 2013, 54 % de eleitores optaram por ficar em casa. (RFI)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »