Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Nova cimeira com líder Kim Jong-un “não está muito longe”, diz Trump

O Presidente norte-americano, Donald Trump, disse hoje que os preparativos para uma nova cimeira com o líder da Coreia do Norte estão a avançar e que “três ou quatro” lugares estão a ser considerados para a realização do encontro.

A 12 de Junho deste ano, os líderes dos Estados Unidos e da Coreia do Norte, Donald Trump e Kim Jong-un, respetivamente, reuniram-se em Singapura numa cimeira de contornos históricos.

Trump referiu hoje em Washington que a realização de uma segunda cimeira com o líder norte-coreano “não está muito longe” e que “provavelmente” o encontro não irá decorrer em Singapura, cidade-estado localizada no sudeste asiático.

Nas mesmas declarações, citadas pelas agências internacionais, Trump avançou mesmo que o encontro com Kim poderá ocorrer “eventualmente” em território norte-americano ou norte-coreano.

Em Junho, a reunião entre Trump e Kim foi a primeira entre líderes dos dois países após quase 70 anos de confrontação iniciados com a Guerra da Coreia (1950-1953) e de 25 anos de negociações fracassadas e de tensões por causa do programa nuclear do regime de Pyongyang.

No domingo passado, o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, fez a sua quarta deslocação a Pyongyang.

Após um encontro de quase duas horas com Kim Jong-un, o chefe da diplomacia norte-americana admitiu “progressos” no dossiê da desnuclearização da Coreia do Norte.

“Fizemos uma boa viagem para Pyongyang para nos encontramos com o Presidente Kim”, escreveu, no domingo, Mike Pompeo na rede social Twitter.

“Continuamos a progredir em relação aos acordos obtidos na cimeira de Singapura, em Junho último, entre Kim Jong-un e o Presidente norte-americano, Donald Trump”, acrescentou na mesma altura.

Do lado da Coreia do Norte, a agência oficial de notícias KCNA informou, na segunda-feira, que Kim Jong-un expressou satisfação com a “reunião produtiva” que manteve em Pyongyang com o secretário de Estado norte-americano sobre as propostas para “resolver a questão da desnuclearização”.

O líder norte-coreano mostrou-se ainda optimista em celebrar “mais cedo ou mais tarde” uma nova cimeira com Donald Trump, referiu na mesma ocasião a agência KCNA. (Notícias ao Minuto)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »