Portal de Angola
Informação ao minuto

As relações ‘vai e vem’ são tóxicas. Evite-as em três passos

(© iStock)

Não é o único aspecto, mas a estabilidade da relação é essencial para o bem estar emocional de qualquer um.

Acabar e recomeçar continuamente não é saudável para nenhum indivíduo, mas há casos em que parece quase inevitável para um ex casal voltar a juntar-se. O lado bom da relação, o recomeço e o bem estar mútuo é, contudo, apenas temporário e prevê-se que a relação volte a terminar, deixando em ambos, ou num dos indivíduos do casal, a sensação de medo, insegurança, desconfiança ou tristeza.

É por isso que especialistas (sejam psicólogos ou terapeutas) aconselham a que se faça por romper de vez com aquele com quem se tende a ‘cair’ constantemente neste tipo de relação. Quebrar o ciclo é imprescindível para que se avance e seja feliz, todavia, tal parece ser impossível aos olhos de quem teme ficar sozinho, tem baixa auto-estima ou os casos mais próximos de relações que toma como exemplo são instáveis e pouco saudáveis, por exemplo.

Estes são alguns dos casos apontados pela terapeuta de casais Debra Alper que explica que o caso é progressivo: começa com a fase de ‘lua de mel’, após a qual o casal de aproxima, de tal aproximação vem o desapontamento, depois as brigas que aumentam até ao ponto de se considerar a relação intolerável, o que leva ao fim da relação. Após o término, há uma breve fase de alívio após a qual a saudade pelas fases de aproximação falam mais alto e levam a que o casal se volte a juntar. A casa regresso, a referida fase de ‘lua de mel’ vai se tornando cada vez mais curta, levando a que não reste nada de positivo de tal relação.

Para evitar este magoar constante, há três aspectos que se deve ter em conta, diz a especialista:

1. Reconhecer que existe um papel a seguir: uma relação é feita a dois. Se não se deixar levar para o recomeço de uma relação que lhe é saudável, então ela não acontece. Por vezes é necessário haver apoio por parte de um especialista, mas esta é uma ideia em que se deve focar.

2. Limitar a comunicação com o ex: Pode ter sido difícil acabar a relação, mas ser-lhe-à ainda mais difícil seguir em frente se permitir que o/a seu ex continue na sua vida de alguma formatos

3. Focar-se em si mesmo: Este é o principal aspecto. Se se focar em si e tiver segurança na sua pessoa, dificilmente irá ter a recaída de voltar para uma relação que acabou justamente por não lhe fazer bem. (Notícias ao Minuto)

por Mariana Botelho

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »