Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Mulheres devem aderir em massa às consultas de rastreio do cancro da mama

As mulheres residentes na província do Huambo foram aconselhadas hoje, segunda-feira, a aderir em massa às consultas de rastreio do cancro da mama, evitando a descoberta da doença em estado avançado.

O apelo é da supervisora local das doenças crónicas, do departamento de saúde pública e controlo de endemias, Lourdes Maieca Garcia, em declarações à ANGOP, a propósito da jornada “Outubro rosa”, que visa a consciencialização sobre o cancro da mama.

Segundo ela, maior parte das mulheres não têm o hábito de realizar consultas de rastreio do cancro da mama, facto que as tem levado, em muitos casos, a descobrir a doença já em estado terminal.

Informou que o laboratório de anatomia patológica do hospital central desta província diagnosticou, durante os primeiros seis meses deste ano, 31 casos de cancro da mama, todos já em estado avançado, devido à chegada tardia das doentes aos cuidados de saúde.

Lembrou, no entanto, que em 2017, no mesmo período, tinham sido diagnosticados 108 casos, referindo, porém, que tais números são bastante insuficientes, tendo em conta a quantidade de mulheres que vivem nesta região.

Acerca da jornada “Outubro rosa”, Lourdes Maieca Garcia informou que várias actividades estão previstas, com finalidade de incentivar as mulheres a realizar consultas de rastreio, sensibilização sobre métodos de prevenção, exercícios físicos e consultas de rastreio da mama.

A campanha “Outubro rosa” é mundialmente realizada neste mês, para chamar atenção das pessoas, principalmente as mulheres que são 99 porcento das que desenvolvem a doença do câncer, sobre a necessidade de fazer a prevenção. Este ano a mesma decorre sob o lema “ prevenir é melhor que remediar”. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »