Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Maria Eugénia Neto insta nova geração a inspirar-se nos ideais de Neto

A presidente da Fundação António Agostinho Neto (FAAN), Maria Eugénia Neto, aconselhou nesta quinta-feira os alunos do colégio com o nome do patrono da fundação, em Mbanza Kongo, província do Zaire, a persistirem nos estudos e praticarem sempre o bem.

A viúva do primeiro Presidente de Angola, que se dirigia aos alunos desta instituição de ensino após ter inaugurado o busto de Agostinho Neto, erguido na parte frontal da escola, instou-os também a buscarem sempre a verdade e a usufruírem o belo.

Maria Eugénia Neto aconselhou a nova geração a seguir o exemplo dos melhores filhos de Angola para não se perderem na vaidade, no luxo, no efémero e na corrupção.

Descreveu a figura de António Agostinho Neto como um educador, mentor e mestre que aprendeu e estudou com seus pais que eram professores protestantes, tendo exercido também a mesma profissão ainda jovem.

Agostinho Neto, segundo disse, era um homem culto, instruído e inteligente, honesto, honrado e que muito amava o seu povo, educado numa universidade em Portugal onde se doutorou em medicina, cuja missão clássica da instituição é sempre a busca da verdade, do bem e do belo.

Referindo-se ao busto ora inaugurado, a presidente da Fundação Agostinho Neto disse que a presença física da escultura na escola marca uma aproximação entre a figura do Doutor António Agostinho Neto e às novas gerações que não o conheceram em vida.

Almejou, com isso, que esse facto seja um catalisador para a produção de excelentes alunos neste estabelecimento de ensino, com a orientação pedagógica dos melhores docentes.

Augurou, na ocasião, que sejam concluídas as obras de ampliação e modernização deste estabelecimento escolar que se encontram suspensas há já alguns anos para que os discentes e docentes usufruam das melhores condições de estudo e trabalho.

Acompanhada do governador provincial, Pedro Makita Armando Júlia, a presidente da Fundação António Agostinho Neto descerrou o busto patrocinado pela sua organização, cuja placa de identificação resume a trajectória histórica, política, poética e patriótica de Neto.

Maria Eugénia Neto encontra-se em Mbanza Kongo desde quarta-feira à frente de uma comissão da Fundação que dirige, onde, para além da inauguração do busto, desdobrou-se em visitas a locais de interesse histórico e cultural desta cidade Património Mundial.

Visita à exposição alusiva ao centenário natalício de Agostinho Neto, a celebrar-se a 17 de Setembro de 2022, marcou o fim da jornada de trabalho de Maria Eugénia Neto em Mbanza Kongo, que regressa sexta-feira a Luanda. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »