Chefe de Estado volta à China por dois dias

0 36

O Presidente da República, João Lourenço, efectua na segunda e terça-feira próximas uma visita de Estado à República Popular da China, indica uma nota do Ministério angolano das Relações Exteriores.

Trata-se da segunda visita do Chefe de Estado à China em pouco mais de um mês. João Lourenço esteve em Pequim no princípio do mês passado, onde participou no 3º Fórum de Cooperação China-África (FOCAC).

À margem do FOCAC, o Presidente João Lourenço foi recebido pelo homólogo chinês, Xi Jinping, a quem agradeceu a ajuda ao processo de reconstrução nacional em Angola, país que foi devastado por uma guerra civil.

Segundo o estadista, Angola encontrou na China um parceiro que está a ajudar a construir o país e que foi o país asiático “quem estendeu a mão na fase de reconstrução nacional”.

“Estamos a reconstruir o nosso país com o financiamento chinês também”, afirmou, numa intervenção breve na sala de audiências do Grande Palácio do Povo, após ter sido recebido pelo homólogo chinês, em que foi analisada a cooperação bilateral.

Em relação ao continente em geral, João Lourenço reconheceu que a China tem desempenhado um papel importante no processo de desenvolvimento de África, processo que “requer uma certa atenção”. “As nossas parcerias no passado não deram certo e, em poucas décadas, a China estendeu-nos a mão e os resultados são visíveis em praticamente todo o continente”, reconheceu. (Jornal de Angola)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »