Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Região do sul da Rússia é palco de protestos contra troca de terras com a Chechênia

Milhares de pessoas foram às ruas da Inguchétia, região do sul da Rússia, nesta quinta-feira para protestar contra o que disseram ser um acordo de troca de terras injusto com a região vizinha da Chechênia.

Imagens do protesto em Magas, a capital regional, publicadas nas redes sociais mostraram milhares de pessoas nos arredores do Parlamento regional, acompanhadas pelo som das forças de segurança disparando para o alto na tentativa de dispersar a multidão.

Nesta quinta-feira a legislatura endossou o novo acordo de fronteira acertado pelos líderes da Inguchétia e da Chechênia, ambas regiões de maioria muçulmana, no dia 26 de setembro.

O pacto prevê uma troca de terras para acabar com as tensões territoriais que emergiram após a queda da União Soviética em 1991 e ainda persistem.

Os manifestantes da Inguchétia disseram acreditar que o acordo equivale a uma abdicação de território e que o arranjo favoreceu a Chechênia à custa de sua própria região.

Artyom Perekhrist, um conselheiro de Yunus-Bek Yevkurov, o líder da Inguchétia, disse à Reuters que até 10 dos manifestantes aceitaram um convite para debater suas preocupações com as autoridades e que o protesto está perdendo força.

Separadamente, Yevkurov pediu calma em um comunicado, dizendo que o acordo de troca de terras é bom. (Reuters)

por Andrew Osborn

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »