Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Presidente timorense diz que pobreza extrema trava democracia no país

O Presidente de Timor-Leste afirmou esta quarta-feira que a sociedade timorense só será democrática quando acabar a pobreza extrema, recordando que foi toda a população e não apenas uma elite que permitiu que vingassem os ideais da independência. Especialistas nacionais e estrangeiros estão reunidos em Díli para analisar os progressos democráticos de Timor-Leste.

“Enquanto houver cidadãos vivendo em extrema pobreza, enquanto persistirem desigualdades sociais, a nossa sociedade não pode ser democrática. A extrema pobreza não coabita com a democracia porque colide com valores importantes, tais como: a dignidade e a decência humanas”, disse Francisco Guterres Lu-Olo.

O Presidente intervinha no Auditório do Ministério das Finanças, em Díli, na abertura de uma conferência organizada pelo Parlamento Nacional para assinalar o 21º aniversário da Declaração Universal sobre a Democracia, documento assinado no Cairo por 128 países.

Para Lu-Olo, o Estado tem que dar prioridade ao “combate contra a pobreza, pela decência humana, pela dignidade e pelo respeito dos direitos humanos”.

“O nosso povo está recetivo a exercer o seu poder político desde que o Estado lhe ofereça as condições propícias”, disse.

Na intervenção, Lu-Olo disse que Timor-Leste precisa de uma liderança “capaz de corresponder” aos desafios do país e, em concreto, líderes que saibam inspirar, que sejam modelos, que saibam comportar-se como vultos tutelares dos grandes valores da democracia”.

Motivo pelo qual apelou aos “líderes dos partidos e coligações, especialmente os que foram eleitos, assim como aos governantes” para que encontrem “formas mais efetivas de comunicação” com o povo, inclusive com iniciativas de democracia parlamentar participativa. (Sapo 24)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »