Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Desmilitarização da Renamo arranca sábado, diz Nyusi

Filipe Nyusi: “Até sábado já se encontrarão no território nacional todos os peritos solicitados para testemunhar o processo, provenientes da Tanzânia, Zimbabwe, Estados Unidos, Suíça, Alemanha, Noruega, Irlanda e Índia.”

O presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, anunciou hoje, que o processo de desmilitarização, desmobilização e reintegração do braço armado da Renamo, principal partido da oposição, inicia próximo sábado.

Neste processo, a Renamo deverá entregar as armas e ver os seus homens reintegrados na sociedade e nas forças de defesa e segurança nacionais.

Nyusi fez o anúncio, na Praça dos Heróis, em Maputo, num discurso para marcar o Dia da Paz, no qual confirmou que o general argentino Javier Perez Aquino vai coordenar o grupo internacional que fará o acompanhamento do processo.

Segundo ele, “até sábado já se encontrarão no território nacional todos os peritos solicitados para testemunhar o processo, provenientes da Tanzânia, Zimbabwe, Estados Unidos, Suíça, Alemanha, Noruega, Irlanda e Índia”.

Do curriculo de Aquino, coordenador do grupo internacional, consta que fez a supervisão do desarmamento das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, a mais velha guerrilha da América Latina, que foi transformada em partido politico.

Foi igualmente observador militar na Missão das Nações Unidas para o Iraque e Kuwait.

Fontes diplomáticas citadas pela imprensa disseram que ele foi escolhido por Nyusi e Ossufo Momade, líder interino da Renamo.

Recorde-se que a desmilitarização resulta das negociações entre Nyusi e o falecido líder da Renamo, Afonso Dhlakama. (VOA)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »