Smiley face

Omaoc e Golfo da Guiné combatem pirataria

0 30

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Um acordo de cooperação, para o combate à pirataria no Golfo da Guiné, foi assinado hoje, em Luanda, entre a Organização Marítima da África do Oeste e do Centro (Omaoc) e a Comissão de Golfo da Guiné.

Pela Omaoc assinou o referido acordo o seu secretário-geral, Alain Michel Luvambano, enquanto pela Comissão do Golfo da Guiné rubricou a sua secretaria executiva, Florentina Adenike Ukonga.

O referido pacto foi assinado durante o “2º seminário de reflexão sobre a autonomização das Marinhas Mercantes” da Organização Marítima da África do Oeste e do Centro (Omaoc) do Espaço, que decorre desde hoje, em Luanda.

Com a assinatura deste acordo, estão criadas as condições para o combate à pirataria, assalto a mão armada e tudo que põem em perigo a zona de Golfo da Guiné, segundo Alain Michel Luvambano.

De acordo com o secretário-geral, que falava à imprensa, a assinatura do acordo de cooperação vem em resposta à recomendação feita na 14ª assembleia-geral da Omaoc, realizada em 2011, na qual foi solicitado aos órgãos sub-regionais cooperação para protecção da costa marítima da Mauritânia até Angola.

A Organização Marítima da África do Oeste e do Centro (Omaoc) já tem acordos de cooperação assinados com a União Africana (UA), Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), apenas estava em falta a Comissão de Golfo da Guiné.

Em relação ao 2º “seminário de reflexão sobre a autonomização das Marinhas Mercantis dos Espaços”, o secretário-geral da Omaoc disse que a organização vai primar por uma nova visão, do ponto de vista organizacional e financeiro, para a modernização das administrações marítimas.

O 2º seminário de reflexão sobre a autonomização das Marinhas Mercantes do Espaço termina sexta-feira e conta com participação de representantes do Togo, Nigéria, Congo Brazzaville, Burkina Faso, Costa do Marfim, Republica do Congo, entre outros.

A Organização Marítima da África do Oeste e do Centro (Omaoc) foi criada em 1975 e Angola é membro desde 1977. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »