Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Omaoc e Golfo da Guiné combatem pirataria

Um acordo de cooperação, para o combate à pirataria no Golfo da Guiné, foi assinado hoje, em Luanda, entre a Organização Marítima da África do Oeste e do Centro (Omaoc) e a Comissão de Golfo da Guiné.

Pela Omaoc assinou o referido acordo o seu secretário-geral, Alain Michel Luvambano, enquanto pela Comissão do Golfo da Guiné rubricou a sua secretaria executiva, Florentina Adenike Ukonga.

O referido pacto foi assinado durante o “2º seminário de reflexão sobre a autonomização das Marinhas Mercantes” da Organização Marítima da África do Oeste e do Centro (Omaoc) do Espaço, que decorre desde hoje, em Luanda.

Com a assinatura deste acordo, estão criadas as condições para o combate à pirataria, assalto a mão armada e tudo que põem em perigo a zona de Golfo da Guiné, segundo Alain Michel Luvambano.

De acordo com o secretário-geral, que falava à imprensa, a assinatura do acordo de cooperação vem em resposta à recomendação feita na 14ª assembleia-geral da Omaoc, realizada em 2011, na qual foi solicitado aos órgãos sub-regionais cooperação para protecção da costa marítima da Mauritânia até Angola.

A Organização Marítima da África do Oeste e do Centro (Omaoc) já tem acordos de cooperação assinados com a União Africana (UA), Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), apenas estava em falta a Comissão de Golfo da Guiné.

Em relação ao 2º “seminário de reflexão sobre a autonomização das Marinhas Mercantis dos Espaços”, o secretário-geral da Omaoc disse que a organização vai primar por uma nova visão, do ponto de vista organizacional e financeiro, para a modernização das administrações marítimas.

O 2º seminário de reflexão sobre a autonomização das Marinhas Mercantes do Espaço termina sexta-feira e conta com participação de representantes do Togo, Nigéria, Congo Brazzaville, Burkina Faso, Costa do Marfim, Republica do Congo, entre outros.

A Organização Marítima da África do Oeste e do Centro (Omaoc) foi criada em 1975 e Angola é membro desde 1977. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »