Smiley face

Primeira ministra britânica May diz estar trabalhando em nova proposta para fronteira da Irlanda do Norte

0 24

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, disse nesta terça-feira que continua trabalhando em uma nova proposta para o chamado acerto “backstop” para a Irlanda do Norte, quando questionada se os comentários de seu partido aliado no Parlamento, o DUP, impediriam o arranjo de acontecer.

O Partido Unionista Democrático (DUP) da Irlanda do Norte disse a Bruxelas que a União Europeia não pode ser autorizada a “anexar” a província, fazendo com que o território aceite regulações diferentes daquelas válidas para o restante do Reino Unido.

“Continuamos a trabalhar nessa nova oferta e iremos apresentar uma nova oferta à Comissão Europeia”, disse May ao canal ITV News.

“Esse conceito de não introduzir nenhuma mudança a esse ambiente regulatório sem o consentimento da população da Irlanda do Norte estava naquele relatório conjunto de Dezembro”, disse, em referência a um documento acordado entre o Reino Unido e a União Europeia sobre um plano de “backstop” para impedir o retorno de uma fronteira rígida entre a Irlanda do Norte e a Irlanda, membro da União Europeia.

Esse acordo manteria a Irlanda do Norte, que é parte do Reino Unido, na união aduaneira e no mercado único da União Europeia, se necessário. (Reuters)

por Elizabeth Piper

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »