Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Presidente turco promete ultrapassar “problemas” com a Europa

O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, assegurou hoje que o seu país está a ultrapassar a “época de problemas com a Europa” e a melhorar “gradualmente” as suas relações com a União Europeia (UE).

“Durante os últimos anos tivemos tensões com a UE e alguns países europeus, devido a acusações injustas. Não podemos ficar silenciosos quando aplicam um duplo critério para avaliar o nosso país. Mas estamos gradualmente a deixar para trás essa época”, disse o mandatário num discurso retransmitido pela cadeia televisiva CNNTürk.

O Presidente turco sublinhou que a UE se mantém o maior parceiro comercial da Turquia e acolhe cinco milhões de pessoas com raízes turcas.

“Não podemos, de nenhuma forma, virar as costas a uma região assim”, insistiu Erdogan, que nos últimos anos protagonizou momentos de tensão com vários países europeus, em particular com a Alemanha, Holanda e Áustria.

“Entraremos num período em que percorreremos um caminho conjunto com a Europa em assuntos políticos, económicos e humanitários”, acrescentou.

Em paralelo, Erdogan reafirmou as suas críticas dirigidas aos Estados Unidos, que acusou de “hostilidade” face à Turquia e de apoiar “grupos terroristas” na Síria, numa referência às milícias curdas Unidades de Proteção do Povo (YPG).

No seu discurso, o chefe de Estado turco também se referiu à evolução positiva das negociações com Moscovo e Teerão sobre a situação na Síria, e reiterou a oposição de Ancara às sanções impostas por Washington ao Irão.

“Pensamos que as ameaças de sanções contra o Irão não são justas. Não é correto tentar solucionar com sanções problemas que se podem facilmente resolver. Para mais, a experiência demonstra que não deram qualquer resultado”, concluiu Erdogan. (Notícias ao Minuto)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »